Webnário e Cine Debate da OAB/SE marcam e celebram Julho das Pretas no Estado

Nesta quinta-feira, 23, o “II Cine Debate de Pesquisa de Gênero” e o “I Webnário da Comissão Racial” da Ordem dos Advogados do Brasil marcaram o Julho das Pretas no Estado – mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.

Às 17 horas teve início o II Cine Debate de Pesquisa de Gênero, idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O evento colocou em discussão o documentário “Carolina”, produzido pelo cineasta Jefferson De, e contou com a participação de especialistas pretas.

Carolina Maria de Jesus, interpretada por Zezé Motta, é cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito. No documentário, ela desabafa suas angústias por meio de palavras. Jeferson De roteiriza algumas passagens do livro “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina.

Foram debatedoras do longa Manoela Barbosa, filósofa e mestra em crítica cultural; Taylane Cruz, escritora, professora de escrita criativa e assessora da Egbé; e Carla Caroline de Oliveira, defensora pública e coordenadora do Grupo de Trabalho “Gênero, Raça e Etnia” da Comissão.

O evento contou com a abertura oficial do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que ressalvou a importância da realização do cine debate, principalmente ante ao período pandêmico. A ocasião também contou com a mensagem da vice-presidente da instituição, Ana Lúcia Aguiar.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira, exaltou o regozijo pela realização da iniciativa. Ela enalteceu a atuação dos Grupos de Trabalho responsáveis pela ação: “Pesquisa de Gênero”; “Mídia, Cinema, Arte e Gênero; e “Gênero, Etnia e Raça”.

Às 19 horas teve início o I Webnário da Comissão Racial, que abordou os temas: “Negras Epistemológicas: Intelectuais Negras Academia”; “Mulherismo Africano” e “Empreendedorismo Feminino”. Após as palestras, houve um momento de perguntas.

O evento foi aberto pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que destacou o compromisso da gestão com as causas sociais. “É com grande satisfação que vemos o primeiro evento de uma comissão que reativamos e demos sequência ao nosso objetivo: ser uma gestão coletiva”.

“Com toda certeza, cada vez mais esse coletivo aumentará. A nossa entidade é muito mais que a advocacia. A missão da OAB é ser representante da sociedade também. Sempre abraçamos as causas sociais e, por isso, procuramos fortalecer comissões como essas”, afirmou Inácio.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Djean, agradeceu o apoio da gestão e relembrou a trajetória do grupo. “Essa Comissão nasceu de um grupo de advocacia negra de Sergipe e nos reuníamos sempre para falar da necessidade de haver essa Comissão na OAB. É com muita gratidão que ela foi reativada e podemos atuar no âmbito da Ordem”, disse.

O Webnário contou com as explanações da bacharela em Direito e afro empreendedora da área da beleza, trancista e afro incentivadora no Laboratório de Arte e Centro de Referência em Estética Afro, Elayne Almeida; a psicóloga com MBA em Gestão Ambiental e MBA em Gestão de Recursos Humanos, Michelle Santos Souza; e a Doutora em Antropologia (UFRJ/MN), professora da UEPB, Antropologia das Populações Afro-americanas, Samara Lima.