Presidente da OAB/SE participa da posse do Ministro Humberto Martins na presidência do STJ

No final da tarde desta quinta-feira, 27, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe , Inácio Krauss, participou da posse dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o biênio 2020-2022.

A ministra Laurita Vaz, que presidiu o STJ no biênio 2016-2018, tendo Humberto Martins como vice-presidente, fez o discurso de homenagem ao novo dirigente da corte, que de forma inédita tomou posse numa cerimônia por videoconferência, transmitida pelo canal do YouTube do tribunal devido a pandemia que assola o país.

O Ministro Humberto Martins começou seu discurso parafraseando o versículo 41:10 do livro do Isaías, das Sagradas Escrituras: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Martins afirmou que assume o cargo com muita honra e senso de responsabilidade, relembrou sua passagem pela advocacia e homenageou a classe chamando os advogados de “combativos guerreiros que diariamente empunham as armas em prol dos direitos e das garantias constitucionais da cidadania brasileira”.

Como bom nordestino o novo Presidente do STJ fez menção a suas origens, e se comprometeu em bem desempenhar os deveres do cargo e bem cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis do país. Agradeceu as autoridades presentes e parabenizou seus antecessores no STJ.

Martins que antes exercia o cargo de corregedor nacional de Justiça, e Jorge Mussi foram eleitos pelo Pleno do STJ no dia 5 de maio. Na mesma sessão, o Pleno escolheu Maria Thereza de Assis Moura para ser a nova corregedora nacional de Justiça. Também foram eleitos o ministro Og Fernandes para diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o ministro Benedito Gonçalves para diretor da Revista do STJ. Todos foram escolhidos por aclamação.

O presidente Inácio Krauss felicitou os empossados desejando uma gestão produtiva em prol do povo brasileiro. “Não tenho dúvida de que o novel presidente do STJ, Humberto Martins com o seu valioso conhecimento e a sua dedicação exemplar continuará prestando um grande serviço a justiça do país”, destacou Krauss.