Palestra sobre Educação Patrimonial orienta funcionários da OAB/SE a como preservar a casa após a restauração

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, foi realizado no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), uma palestra sobre Educação Patrimonial, com Álvaro Augusto da Silva Neto, arquiteto e sócio da empresa A.M Restauro – Restauração E Construção Civil Ltda -, responsável pela restauração do Casarão onde funciona a sede da Ordem. O evento contou com a participação do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, do diretor-tesoureiro, David Garcez, da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, além de alguns colaboradores.

Durante a palestra, o arquiteto Álvaro Augusto da Silva Neto deu diversas dicas e orientações sobre como os usuários da casa podem utilizar os espaços com maior cuidado, adotando procedimentos mais adequados para que a restauração feita no imóvel possa durar mais. “É uma casa antiga, com 102 anos de fundação, que tem particularidades que precisam ser levadas em conta”, disse.

O arquiteto revelou que se trata de uma casa que tem muita quina, muita volumetria, e é um imóvel no qual que se deve ter muito mais cuidado que uma casa comum. Na palestra, os funcionários receberam dicas de manutenção e de uso.

“Orientei aos funcionários que ao encontrar algo de errado não deixe passar e que faça o registro imediato junto aos responsáveis pela manutenção para que a situação possa ser logo solucionada antes que se degrade. São questões relacionadas a tudo, desde insetos como cupins e baratas até o matinho que nasceu”, ressaltou.

Álvaro Neto também chamou a atenção quanto a contratação das pessoas e empresas para realização dos serviços de manutenção em telhados e limpeza da caixa d’água, por exemplo. “É necessário que sejam pessoas especializadas na área”, afirmou. Ele acrescentou ainda a importância do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é feito anualmente.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, destacou a relevância da iniciativa do arquiteto Álvaro Neto, ao se propor a prestar orientações tão necessárias para a conservação do casarão.

O diretor-tesoureiro, David Garcez, salientou a importância da palestra. “Esta palestra significa o encerramento de um ciclo de restauração, e teve como objetivo conscientizar os colaboradores e a todos que frequentam e utilizam a casa a fazer um bom uso. A OAB está sediada em um patrimônio histórico da cidade que merece os cuidados específicos de uma casa centenária”, revelou.