Gerenciamento de finanças e investimentos da advocacia durante e pós-pandemia é tema de palestra

O gerenciamento de finanças e investimentos da advocacia durante e pós-pandemia foi o tema da palestra promovida nessa terça-feira, 24, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Escola Superior de Advocacia do Estado. A explanação foi transmitida via YouTube.

A palestra contou com a abertura solene do diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, que ressaltou a importância do evento. “A palestra foi de uma riqueza enorme para todos aqueles que estão um pouco perdidos em suas finanças, principalmente na pandemia”.

O ministrante, Wilden Junior, assessor de investimentos, falou sobre questões relacionadas ao preparo da advocacia ante a crises; à construção de patrimônio para aposentadoria; aos melhores caminhos a serem seguidos após a pandemia; e à proteção do próprio patrimônio.

“É uma honra e alegria levar esse tipo de conteúdo para a advocacia. Nada mais importante do que a gente aprender a lidar com nossos recursos. Esse é um ponto que dói bastante quando não é bem administrado, pois acabamos enfrentando diversas dificuldades”, pontuou.

Wilden iniciou sua palestra ponderando paradigmas e comportamentos relativos à classe. Em seguida, o ministrante elencou como o primeiro ponto do gerenciamento das finanças a realização do balanço patrimonial, que deve pontuar os bens entre ativos e passivos.

Segundo Wilden, os tipos de patrimônios ativos podem ser imóvel, carro, investimento, etc, e os passivos podem ser financiamento de carro, empréstimos, entre outros. Em relação aos investimentos, ele apresentou dados sobre bens de investimento por canal em diversos países.

O palestrante explicou sobre investimento em CDI, ressaltando a importância de atentar-se à referência das aplicações e ponderando que o resultado varia conforme o Governo altera a taxa de juros. “Quanto maior for a taxa, maior será o rendimento da renda fixa”, esclareceu.

Wilden abalizou que as opções de escolha fazem a diferença, citando os produtos (Modal, JGP, Tesouro Nacional, BNDES, Icatu, etc) e os produtos XP: renda fixa, fundos de investimento, previdência privada, ações, seguros, operações estruturadas, fundos imobiliários, entre outros.

Para assistir a palestra, confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OsFk958YAIY