Conselheira seccional da OAB/SE é empossada como como integrante do TRE no Estado

A advogada, jurista e conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Clarisse Ribeiro, foi empossada como integrante do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A posse da conselheira ocorreu antes da sessão de julgamentos da Corte desta quinta-feira, 17.

Clarisse de Aguiar Ribeiro Simas foi nomeada pelo presidente da República, no dia 10 de dezembro, para compor o TRE/SE, ocupando o cargo de juíza titular. Em seu discurso, Clarisse agradeceu o apoio dos pais (ambos advogados), que, segundo ela, sempre a incentivaram.

“A advocacia, pela carga de sensibilidade que acumula, contribui para democratizar as cortes de justiça, impregnando-as de sua vivência, do ouvido de quem exercita a arte de escutar. Aqui serei juíza e, com matizes da minha alma de advogada, saberei ser imparcial como devo ser”.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, celebrou a posse de Clarisse, ressaltando a conduta e a competência da conselheira seccional. “Temos a certeza que ela atuará de forma exímia nos quadros do Tribunal, como tem tão bem atuado em nossa Seccional – casa da cidadania”.

Além do presidente da entidade, a posse da conselheira seccional também foi prestigiada pela vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar; pelo secretário-geral da instituição, Aurélio Belém; e pelo diretor-tesoureiro da Ordem, David Garcez.

Os Tribunais Regionais Eleitorais devem ser compostos por dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; dois juízes de direito escolhidos pelo TJ; um juiz federal; e, por nomeação do presidente da República, dois advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral.

Clarisse é bacharela em Direito desde 2006 pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Direito Público, pela Unit, e em Direito Tributário, pela Uniderp. Ela foi consultora chefe da Presidência do TJ/SE no período de 2015 a 2017 e é conselheira da OAB no triênio 2019-2021.