OAB lança Cartilha sobre Segurança na Web

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia lança a Cartilha Segurança na Web – O que a sociedade precisa saber para se proteger do maior vazamento de dados de todos os tempos.

A publicação traz em seu conteúdo informações relativas ao cuidado com links e senhas; a utilização do wi-fi, antivírus e rede VPN; a importância do uso do antivírus; o uso da criptografia; a importância da atenção redobrada com e-mails; conhecer os tipos de crimes cibernéticos mais comuns; e o que se deve fazer quando sofrer um golpe.

Elaborada pela Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, a cartilha contou com a colaboração da presidente Milla Cerqueira Fonseca, do vice-presidente José Carlos Correia e dos membros Isa Dionne Correa, Jéssica Prado, Laura Sthephany e Pedro Otto.

A presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, Milla Cerqueira, revelou que recentemente houve um grande vazamento de dados no Brasil. Segundo ela, o vazamento foi considerado o maior já ocorrido até então e envolveu mais de 200 milhões de CPFs. “Isso causa, por consequência, um impacto muito grande em futuras fraudes cibernéticas e até mesmo fraude de identidade, com pessoas se fazendo passar por outras, uma vez que possuem as informações dessas vítimas”, alertou.

Conforme Milla, o fato de ter CPF, RG, foto e informações como placa de veículos disponíveis na internet traz uma fragilidade muito grande na proteção da propriedade do indivíduo. “Não só estamos falando aqui de senhas de e-mail, mas também de propriedades, de bens privados”, disse.

Ela ressaltou ainda que os dados desse último grande vazamento já estão sendo compartilhados em redes ilegais e fraudulentas da internet. “A sociedade tem que estar em alerta para entender o que é, e quais são os riscos. E claro, o que pode ser feito para a prevenção. “Essa cartilha nasceu também com o objetivo de prevenir, de fazer a sociedade, através do conhecimento, tornar-se mais forte, mais segura”, pontuou.

A Cartilha é direcionada a sociedade sergipana, mas pode vir a ter um impacto em âmbito nacional. “As informações da cartilha foram simplificadas ao máximo para que pudesse atingir pessoas de todos os níveis de conhecimento e que atuem não só no Direito, mas em qualquer área. Queremos que qualquer cidadão possa ler, entender e tentar se precaver da melhor maneira”, afirmou.

Comunicado

Na Sessão Ordinária do Conselho, ocorrida nessa segunda-feira, 22, a presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia falou aos conselheiros seccionais sobre o lançamento da Cartilha.

Na oportunidade, ela disse que a internet não traz somente coisas boas. “Ela também traz alguns perigos, e o modo como lidamos com a rede, deve ser revisto”, afirmou.

De acordo com Milla Cerqueira, a Cartilha foi pensada com o objetivo de levar informação de maneira simplificada, não só voltada para a advocacia, mas para toda a sociedade. “A Cartilha traz informações de como nos protegermos de eventuais fraudes, de crimes cibernéticos, e como fazer para sermos menos impactados com vazamentos como o último que ocorreu”, enfatizou.

Ela acrescentou ainda que a Cartilha Segurança na Web traz soluções e respostas. “Acredito que vai ser muito importante e eu conto muito com a ajuda de vocês para a divulgação”, disse.

No ano passado a Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia lançou duas cartilhas importantes, a primeira sobre LGPD, e a outra no final do ano sobre Direitos Autorais.

“Pretendemos agora que estamos a frente do Comitê de Proteção e Privacidade de Dados da OAB/SE realizar diversas ações educacionais. E muito em breve, lançar nova cartilha com objetivo de apoiar a advocacia e informar as melhores condutas legais e éticas sobre o tema. Explicar como os advogados podem lidar com os dados internamente, em seus escritórios, isso também está no nosso cronograma deste ano”, salientou.

Confira a cartilha aqui.