OAB entrega credenciais a 21 novos advogados e advogadas em Itabaiana

A manhã desta quinta-feira, 25, foi de muita emoção para os 21 jovens advogados e advogadas que receberam as credenciais durante solenidade realizada no Auditório da Regional do Agreste da OAB/SE, sediado em Itabaiana. A cerimônia contou com a presença do presidente da Ordem, Inácio Krauss, o secretário-geral, Aurélio Belém, da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, do presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, e o representante do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Jhônatas Lima Santos.

A solenidade foi aberta pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que saudou a todos e a todas e deu às boas-vindas. Krauss falou da satisfação de participar da solenidade e disse que tem sido um compromisso da gestão se fazer presente na entrega da credencial, uma das cerimônias mais importantes da OAB.

“Sejam bem-vindos a nossa instituição, a instituição que prima pela defesa da democracia, da advocacia, pela defesa dos direitos humanos e da ética profissional. Parabéns a todos e a todas”, afirmou.

O secretário-geral, Aurélio Belém, disse que considera a entrega de credenciais uma das solenidades mais importantes da instituição. “Nada mais justo do que a Diretoria da Seccional comparecer aqui pessoalmente para entregar as carteiras aos advogados e advogadas da Regional Agreste, prestigiando a advocacia do interior e dando a marca da unidade, da inexistência de uma separação entre a advocacia de capital e a advocacia do interior. É a marca da inclusão, é a marca dessa gestão”, salientou.

Em sua fala, Aurélio Belém afirmou a sua satisfação em participar da solenidade e relembrar quando estava na posição de conquista em que os jovens advogados e advogadas se encontram. “Não existe segredo para o sucesso profissional, mas nós podemos construir uma carreira baseada no alicerce formado pelo tripé do rigor ético, da técnica e da coragem. O diferencial na construção de uma carreira profícua passa por esse tripé. Sejam felizes, construam uma bela profissão, contem com a OAB”, disse.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, disse que quem está chegando agora não tem dimensão do desafio que foi construir a sede da Regional e dar funcionalidade a ela. “Nos últimos cinco anos essa é 26ª solenidade de recebimento de carteiras que realizamos e como o presidente Inácio Krauss fala é o evento mais importante, e que a gente mais tem carinho porque é quando a gente vê a alegria dos familiares e dos nossos colegas, e que a gente vê pessoas se somando por uma causa que não é individual, mas uma causa coletiva”, ressaltou.

CAASE

A presidente da CAASE, Hermosa França, parabenizou a todos os novos advogados. Ela também destacou a preocupação da Diretoria da OAB com a advocacia do interior, tratando-a por igual em relação a advocacia da capital. Em seu discurso, ela falou sobre a atuação e benefícios que a Caixa de Assistência oferece aos advogados e advogadas de Sergipe. “A CAASE é o braço social da OAB/SE, é quem acolhe, recebe os advogados e seus dependentes. Nós temos vários serviços a disposição de vocês”, revelou.

Segundo Hermosa, na sede da Regional de Itabaiana existe um consultório odontológico, que o advogado e a advogada podem utilizar fazendo cinco procedimentos gratuitos. “Além disso, várias empresas do comércio e de saúde estão conveniadas conosco”, informou.

A presidente também falou da sede da CAASE, em Aracaju, que tem escritório modelo e pode ser agendado pelo advogado. “Temos também estúdio de pilates, um clube de corrida, convênio com um clube social, entre outros benefícios”, relatou.

A CAASE também disponibiliza para os advogados e advogadas um aplicativo, onde podem ser consultados todos os convênios da instituição. “Temos também o instagram @caasergipe onde é possível acessar toda a programação e avisos da Caixa de Assistência. Estamos de braços abertos esperando por vocês. Sejam muito bem-vindos e parabéns”, disse.

Saudação

O representante do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Jhônatas Lima Santos, deu as boas-vindas aos advogados e advogadas que ingressaram na carreira e aos familiares. Em seu discurso, ele disse que os advogados são agraciados com a oportunidade de amar o Direito para que então possa se fazer valer a justiça.

“Neste momento os senhores e as senhoras colegas advogados fizeram valer e se credenciaram para o exercício do dom da advocacia. Por isso, nada mais justo vivenciarem o dia de hoje, sem esquecer o que menciona o Livro do Eclesiastes ‘há um tempo para tudo debaixo do céu, antes de colher é preciso que a semente germine, a planta se fortaleça e que o fruto desabroche’, ou seja, hoje é apenas um começo onde será preciso o discernimento, a paciência, resiliência e sabedoria para exercerem a profissão da qual vocês tanto lutaram. Não se deixem vencer pelas dificuldades, pelo desânimo ou pela tese de que o mercado está cheio de advogados. Que vocês em pequenas ou grandes ações façam valer o dom de advogar e sejam verdadeiros milagres”, ressalta.

Novos advogados

A juramentista da turma foi a advogada Teffanny Vilela Oliveira Góis. No juramento, todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

A oradora da turma, Chiara Ohanna Santana Menezes, disse que estava se sentido muito honrada em ser oradora da turma. Ressaltou em seu discurso que o ingresso na OAB não se restringe a um mero título, mas a possibilidade de se integrar em um ambiente onde há uma luta em prol dos valores da justiça e da democracia. “É por esse motivo que particularmente considero a advocacia como umas das mais nobres funções por exigir tantas especificidades dentre elas criatividade, empatia, inteligência emocional, capacidade de se reinventar, além de exigir fé no Direito e na justiça”, enfatizou.

Ela disse ainda que a aprovação no Exame de Ordem é considerada um momento ímpar na jornada do bacharel em Direito. “Só nós sabemos o que passamos para chegar até aqui. Tantas cobranças, dúvidas, inseguranças nos rodearam. Quanta vezes deixamos de estar com familiares e amigos para lutar por este sonho de estar aqui hoje. Recebam o meu mais sincero desejo de sucesso e vitória, estou convicta que daqui sairão grandes profissionais, impulsionados pelos mais nobres sentimentos. O futuro será construído através de nós, portanto, desejo que não sejamos apenas preocupados com leis, mas com a justiça e com a nossa atuação ética e honesta, sem advogado não há justiça e sem justiça não há Direito”, disse.

A jovem advogada Raquel Dantas Pluma disse que estava vivendo um momento único. “Sempre sonhei bastante com este momento e estar vivendo ele é realização muito grande e eu espero que venham muitos frutos”, enfatizou. Ela dedicou o momento ao pai, que apoio e sonhou junto com ela nos últimos cinco anos.