OAB/SE realiza palestra sobre sustentação oral

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA) realizou com sucesso na terça-feira, 20, às 18h30, a palestra online “Sustentação Oral um Diferencial para o Resultado do Processo”.  O evento teve como palestrante o advogado especialista em Direito Eleitoral e Constitucional, e vice-presidente da Comissão Direito Eleitoral da OAB/SE, Wesley Araújo.

Na abertura da palestra, a vice-diretora da ESA, Silvana Farias, saudou o palestrante e a todos os participantes. Na oportunidade, Silvana falou também sobre os cursos oferecidos pela Escola, que é o braço educacional da OAB/SE, e anunciou a realização no próximo dia 27, do Fórum de Direito Imobiliário e convidou quem tem interesse na área a participar. Segundo Silvana, quem tiver interesse em participar dos cursos da ESA deve acessar o site da Escola e as páginas da ESA no Instagram (@esasergipe) e no Facebook (https://pt-br.facebook.com/esasergipe/). “No nosso site e nas nossas redes sociais ficam disponíveis todas as informações sobre inscrições e informações relacionadas a Escola”, disse.

O coordenador de Interiorização da ESA, Max Cardoso Santana Dória, também saudou e deu as boas-vindas ao palestrante e a todos os presentes. Ele elogiou o palestrante e disse que Wesley Araújo é um entusiasta da arte de falar em público. “Ele vê a advocacia não só como uma profissão, mas como um instrumento de transformação social, onde por meio do advogado o cidadão é ouvido e tem os seus direitos sociais atendidos”, afirmou.

O diretor geral da ESA, Kleidson Nascimento, agradeceu aos advogados e advogadas participantes, que além de prestigiar a ESA buscam nesse momento tão difícil e desafiador se qualificar, trazer uma advocacia cada vez mais pujante, capacitada para a própria apresentação perante os tribunais.

“Dr. Wesley com a sua competência peculiar trouxe aqui um pedacinho daquilo que tinha para nos oferecer e que certamente quando tivermos a condição ideal ele poderá trazer em um curso presencial de longa extensão, com a carga horária necessária para que todos possamos aproveitar ao máximo o seu curso de oratória. É fantástico ver a sua abordagem, a sua capacidade de interação, mesmo de forma online, com o púbico”, afirmou.

O palestrante Wesley Araújo agradeceu a OAB/SE e a ESA pelo convite. “É uma satisfação imensa sempre poder colaborar com a ESA Sergipe”, disse. Ele falou que o tema “Sustentação Oral um Diferencial para o Resultado do Processo” por si só é um assunto instigante.

Conforme Wesley Araújo, a sustentação oral é um diferencial para o julgamento do processo. “Esse diferencial muitas das vezes nós não utilizamos”, revelou. Ele disse ainda que a palestra teve como objetivo fazer os participantes descobrir o porquê têm medo de falar em público e encontrar a raiz desse problema.

“Segundo a psicanálise esse medo pode ter nascido de traumas ainda na infância, porém esse medo se origina da rejeição. Esse medo de falar em público nada mais é do que o medo da rejeição social. Quando o colega advogado está na Tribuna e olha para o desembargador, para o presidente do Tribunal e vê vários colegas sentados na Câmara recursal, no momento da sua palavra ele tem medo de falar alguma coisa e causar uma rejeição. O medo de ser julgado o impede que vá adiante”, ressaltou.

Wesley Araújo disse que é muito importante que a pessoa identifique a origem desse medo. “Será que é um trauma ou esse medo é simplesmente pela exposição?”, questiona, ao acrescentar que é preciso fazer essa reflexão e que este é o primeiro ponto para que se consiga lidar com o medo e passe a utilizar a sustentação oral, a oratória de forma mais precisa na atividade profissional.

Assista a palestra no endereço https://www.youtube.com/watch?v=xZYLTuz4NE4 .