Campanhas Colaborador Sangue Bom e OAB Solidária são apresentadas para o Conselho

Duas iniciativas importantíssimas foram apresentadas na reunião ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), realizada nessa segunda-feira, 26: as Campanhas Colaborador Sangue Bom e OAB Solidária. As ações foram propostas pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a sociedade vive um momento complicado tanto em relação à questão da queda do estoque de sangue em Sergipe como também em razão dos efeitos da pandemia que causou maior desemprego e, em consequência disso, o aumento de pessoas em situação de fome.

“A comissão de Direitos Humanos solicitou fazermos essa campanha, iniciando pelos conselheiros, presidentes e membros de comissões, dando o exemplo, e somente depois passar a contar com o apoio de toda a advocacia sergipana. Parabéns à Comissão de Direitos Humanos pelas iniciativas solidárias”, disse.

Detalhes

Os detalhes das campanhas foram passados pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Barros. Segundo ele, a Comissão vem atuando firmemente na defesa dos direitos fundamentais, especialmente na proteção dos grupos mais vulneráveis.

Conforme Robson, a CDH sempre esteve solidária realizando e participando de várias campanhas e nesse momento de pandemia em que a pobreza aumentou e os grupos mais vulneráveis são os mais afetados é que se faz necessária a união de todos e todas. “Vamos juntos minimizar a fome daqueles que mais precisam. A fome tem pressa e o direito à comida é um direito humano fundamental. A fome não pode esperar”, afirmou.

Segundo Robson Barros, a OAB/SE tem o protagonismo social pautado em um dos seus pilares e a OAB tem em sua história a defesa dos direitos humanos e da sociedade mais vulnerável e, nesse momento de pandemia, o direito à vida e à alimentação devem ser garantidos. “Pensando assim e mantendo este pilar da garantia dos direitos humanos é que a Comissão de Direitos Humanos levou à Diretoria da OAB as duas campanhas permanentes: uma de doação de sangue, com a participação dos colaboradores da OAB e toda sociedade; e outra de solidariedade que tem o objetivo de beneficiar os grupos mais vulneráveis que estão passando fome”, explicou.

Colaborador Sangue Bom

A Campanha Colaborador Sangue Bom realizada pela Comissão de Direitos Humanos em sua primeira parceria com todos colaboradores da instituição será iniciada em maio. “Esta é uma ação que fazemos com muita felicidade e que certamente vai salvar vidas. Essa será uma campanha permanente e que terá outras parcerias até o final da gestão, salvando vidas”, adiantou Barros.

OAB Solidária

A Campanha OAB Solidária também terá início imediato e se estenderá até o final da gestão, com a participação dos conselheiros, dos presidentes de comissões, da advocacia e da sociedade. “A OAB tem esse papel solidário, tem esse papel social e a defesa dos direitos fundamentais se impõe neste momento, com a Comissão de Direitos Humanos como um braço forte da instituição. A proposta é que todos do Sistema OAB deem o exemplo e mensalmente todos os conselheiros e conselheiras e comissões doem ao menos uma cesta básica”, ressaltou.

Robson contou que mensalmente será escolhido um grupo vulnerável, uma comunidade que mais precisa para receber a doação. “Queremos amenizar a fome que está batendo à porta dessas pessoas. Tenho certeza que todos os conselheiros, conselheiras e comissões da Seccional irão participar dessa campanha”, convidou.

O posto de recebimento das doações está localizado na COPA da Seccional. Quem tem fome tem pressa!