III Turma da Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e Construção de Paz terá início em maio

A partir da próxima segunda-feira, 03, estarão abertas as inscrições para a III turma da capacitação de facilitadores de círculos restaurativos e construção de paz. O curso será online, terá início no dia 14 de maio e é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe.

A qualificação é fruto de uma parceria firmada entre a entidade, através da Escola Superior de Advocacia e da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

O curso será ministrado pela professora, Daniela Almeida da Costa, e terá Jéssica Martins como docente-monitora. A capacitação tem o objetivo de formar facilitadores judiciais em círculos de Justiça Restaurativa aptos para atuar em conflitos judiciais e extrajudiciais.

“Essa capacitação tem qualidade reconhecida, com a chancela dessas três fortes instituições e a condução da experiente de Daniela Costa. Por meio do curso, os alunos e alunas poderão se credenciar para exercer o mister de facilitadores, colaborando para o avanço dos métodos não adversariais de solução de conflitos”, considera Kleidson Nascimento, diretor-geral da ESA.

A carga horária será de 70 horas/aula, sendo 46 horas-aula teórico-vivencial e 24 horas-aula de prática simulada supervisionada. As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 14 às 19 horas. Devido à pandemia, o curso será ministrado apenas remotamente, via plataforma Zoom.

Entre os pontos da ementa, conflito: resolução versus transformação; comunicação não violenta; justiça restaurativa: conceito, princípios, raízes e marco criminológico; práticas restaurativas; fases do procedimento restaurativo; e acordo restaurativo e monitoramento.

Na metodologia, aulas com dinâmicas ativas e vivenciais: teoria sendo assimilada a partir da metodologia circular; círculos restaurativos e contação de histórias; leitura de textos e debates; e elaboração de roteiros, práticas simuladas e compartilhamento de experiências.

Para conferir o plano de curso completo, clique aqui.
Para conferir o valor do investimento e mais informações, clique aqui.

PASSO A PASSO PARA A INSCRIÇÃO:

1. Preencher a ficha de inscrição que segue em arquivo abaixo (se houver dificuldade com a impressão, é possível preencher na OAB);
  2. Levar os documentos solicitados na ficha de inscrição até a tesouraria da OAB/SE e lá efetuar o pagamento

FICHA DE INSCRIÇÃO

PLANO DE CURSO – 3ª TURMA