OAB/SE explana em curso de formação para polícia de São Cristóvão sobre maus-tratos de animais

Na sexta-feira, 02, a Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão de Direito Animal, participou de um curso de formação para a polícia de São Cristóvão sobre maus-tratos de animais. A qualificação foi promovida pela Prefeitura do município em parceria com a OAB/SE.

“A ideia é que a partir da conclusão do curso possamos dar outros encaminhamentos”, disse Danielle Ferreira, presidente da Comissão da OAB/SE. Em sua fala, a representante da entidade pontuou a importância da iniciativa e da efetivação dos pontos previstos em lei.

“Capacitadas, as forças de segurança estarão aptas a atuar junto à administração pública no combate ao crime de maus-tratos. É vital, pois percebemos que a política pública que vem acolher o animal em situação de maus tratos ainda é ineficiente ou não existe”, afirmou.

Para Emanuel Matias, vice-presidente da Comissão, a ação foi um marco para o Estado. “Pela primeira vez, um município quer e vai implementar políticas públicas para os animais. É uma obrigação do município, mas a maioria dos gestores país afora negligencia isso”, considerou.

O curso foi realizado por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental de São Cristóvão e será realizado mais vezes ao logo do mês. “O tema ainda é direcionado a quem gosta de animais ou protetores, mas essa é uma discussão coletiva”, relata Elis Correia, coordenadora da Vigilância.

“A Prefeitura vem planejando ações para serem construídas políticas públicas pautadas no cuidado e respeito à vida dos animais. A realização deste curso completa para que o município avance efetivamente na promoção de Políticas Públicas em Saúde Ambiental “, conclui Elis.

“Foi uma manhã produtiva com aproximadamente 20 policiais militares. Vimos hoje leis que para alguns de nós eram desconhecidas e esperamos poder difundir isso aos demais policiais do nosso efetivo. Agora temos uma luz”, afirmou o major, Augusto Cesar, da Polícia Militar.