Vice-presidente da OAB/SE assume presidência na Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Estado

Em cerimônia de posse virtual, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, assumiu nesta quinta-feira, 07, a presidência da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, no Estado, para o exercício do triênio 2021/2023.

A solenidade, promovida através da plataforma Zoom, foi aberta pela presidente da ABMCJ, Manoela Gonçalves Silva, e contou com a apresentação musical da juíza de Direito, Welma Menezes. A cerimônia foi prestigiada por juristas de todo país; entre eles, diversos integrantes da OAB/SE.

Segundo a presidente empossada, Ana Lúcia Aguiar, a Associação possui o intuito de contribuir para o estudo crítico do Direito e visa realizar iniciativas para a luta pela equidade de gênero e para a defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, em todos os âmbitos.

“O papel da ABMCJ é contribuir de forma decisiva contra as diversas práticas de discriminação contra as mulheres que atuam em esferas jurídicas. A associação foi construída por juristas aguerridas e de grande ativismo e devemos nos unir para contribuir com esse legado”, disse.

“O meu intuito é colaborar para a integração das mulheres que atuam nos mais diversos seguimentos da carreira jurídica e realizar um resgate a mulheres poderosas que já nos anos 80 buscavam se empoderar e contribuir para o empoderamento de outras mulheres”, afirmou.

Em seu discurso, Ana Lúcia citou o nome de mulheres que deixaram ou deixam o legado de lutas travadas em prol da causa. “É no resgate de mulheres de garra, como Josefa Paixão, Laerte Fraga, Arlene Chagas, que assumi esse desafio de fortalecer a ABMCJ no Estado”.

“Para que a Associação seja forte, deve contar com braços de mulheres fortes. O meu desejo é de que, junto às 20 juristas que também foram empossadas hoje, haja esse fortalecimento”, ponderou. Ana citou que entre outras ações na gestão, pretende criar assessorias temáticas.

Em sua fala, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, abalizou que a ABMCJ será bem presidida. “Ana Lúcia é dedicada na causa, atua de forma exímia e tem grande conhecimento intelectual e jurídico. Desejo muito sucesso e êxito em mais esta nobre função”, ensejou o dirigente.

Também discursaram no evento a coordenadora Regional Nordeste da ABMCJ, Maria Lúcia Cavalcanti; a conselheira federal da OAB/SE, Adélia Pessoa; o ex-presidente da OAB, Cezar Britto; o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade; a presidente nacional do IAB, Rita Cortez; a jurista, Patrícia Verônica Nunes; e a vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica;

A cerimônia foi prestigiada pelos integrantes da OAB/SE Andrea Leite, secretária-geral adjunta; Robéria Silva, corregedora-geral; Robson Barros, conselheiro seccional; Lenieverson Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Maria da Purificação Andrade, presidente da Comissão de Sociedade de Advogados; Clarissa França, conselheira seccional; Victor Barreto, conselheiro seccional; Acácia Lelis, conselheira seccional; Bruna Menezes, conselheira seccional; Moni Porto, presidente da Comissão de Direitos LGBTQIA+; Patrícia França, conselheira seccional; Carla Carol, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Carine Sousa, conselheira seccional; e Susan Manuela Meneses Cruz, vice-presidente da CAA/SE.