Em solenidade presencial, OAB/SE entrega carteiras aos novos advogados e advogadas de Estância

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), realizou na noite dessa quarta-feira, 6, a entrega de credenciais aos 15 novos advogados e advogadas da Regional Estância. A solenidade de compromisso aconteceu na Câmara de Vereadores de Estância e contou com a participação da Diretoria da Seccional.

A mesa solene contou com a presença do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; do presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota Santos Silva; da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar; da secretária-geral adjunta, Andrea Leite; da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França; do vereador Kaique Freire; da vice-presidente da Comissão Regional de Estância, Renata Palomares; do representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Comissão Regional de Estância, Aretha Cardoso e do representante do Conselho da Jovem Advocacia, Flávio Guimarães; do representante da Comarca de Indiaroba, Eduardo Habib; e da secretária-geral adjunta da Comissão Regional de Estância, Jaqueline da Conceição Campos.

Na abertura da cerimônia o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, destacou que a Diretoria fez questão de realizar a solenidade de entrega presencialmente por se tratar do lugar em que os novos advogados e advogadas nasceram, estudaram e onde os familiares poderiam participar.

Na oportunidade, ele também agradeceu ao presidente da Câmara de Vereadores de Estância por ter cedido o espaço para a realização da solenidade e ressaltou que em breve será inaugurada a sede própria da Comissão Regional, que já está sendo construída. “Em breve a OAB/SE brindará a advocacia de Estância e região com uma sede, que é um sonho dos advogados e advogadas dessa Regional”, ressaltou.

Krauss destacou ainda que espera que o espírito de coleguismo esteja sempre com a advocacia. “Que vocês levem até o final de suas carreiras o espírito de coleguismo e de fortalecimento das carreiras, a advocacia de mãos unidas, a advocacia forte”, afirmou.

Segundo ele, a advocacia como as demais profissões vive um momento difícil, mas o advogado, a advogada tem o braço forte da instituição. “Defendam as nossas prerrogativas, nunca deixem que as autoridades violem as nossas prerrogativas, nós somos a voz daqueles que não têm voz, a voz do cidadão, a voz da cidadã, e para isso que serve as nossas prerrogativas. Não abram mão de defende-las”, enfatiza.

Saudações

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota Santos Silva, disse que ontem foi um dia de festa para os novos advogados e as famílias, mas também foi um dia de responsabilidade e compromisso.
“Os senhores ao receberem a credencial assumem um compromisso perante a sociedade e a Diretoria da OAB/SE. Quero dizer aos senhores que a Comissão Regional representada por nossos colegas e por mim tem incessantemente trabalhado pela defesa dos nossos jovens advogados, nós temos a todo o tempo, 24 horas por dia, os telefones ligados e estamos atentos e vigilantes a qualquer tipo de atentado às prerrogativas dos advogados e da jovem advocacia”, afirmou.

Marcus Vinícius também destacou a importância do trabalho realizado na Comissão Regional de Estância. “Não há democracia sem uma advocacia livre e responsável com a sua missão constitucional. Quero me colocar à disposição e os colegas da Comissão também porque somos um grupo, a OAB é um trabalho de muitas mãos”, ressaltou.

Ele destacou ainda a importância da construção da nova sede. “Nós conseguimos a doação do terreno e a construção da sede está bastante avançada para que nós possamos em muito breve receber os advogados que virão depois dos senhores”, salientou.

E ao final deixou como mensagem: “assim como na vida o que a advocacia exige de nós é coragem”.

A chamada nominal dos novos colegas foi feita pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite. Na oportunidade, ela parabenizou aos jovens advogados e advogadas e falou sobre o conteúdo do Kit de Boas-vindas.

Juramento

A nova advogada Ana Cristina Santos Andrade Marques foi a juramentista da turma e leu o Termo de Compromisso. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos, a justiça social e a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Assim eu prometo”, disse juntamente com todos os colegas.

O orador da turma Alan Falcão Jasmim Ramos fez uma retrospectiva dos cinco anos passados na academia. “Foram anos de luta, choro, mas também de alegria e de conquistas. Ser advogado é fundamental na resolução de diferentes conflitos, é atuar na defesa dos interesses dos nossos clientes, além de exercer importante papel na construção da justiça social”, salientou.

Ele falou ainda da missão do advogado em defender os interesses sociais e de fazer a advocacia avançar tanto no Estado de Sergipe como no Brasil.

“Somos nós jovens advogados o futuro da Ordem dos Advogados do Brasil. Não temos que fraquejar porque estamos começando agora, temos que ser forte e garantir esse futuro tanto para a sociedade estanciana como para a sociedade sergipana e brasileira”, enfatizou.

Todas as fotos estão disponíveis no Facebook da OAB/SE.