Janeiro Branco: OAB Sergipe promoverá palestra sobre saúde mental voltada para advocacia e colaboradores

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Conforme pesquisas, 86% dos brasileiros apresentam algum transtorno mental, tendo a depressão e ansiedade como as que lideram o ranking. Esse levantamento traz a importância de envolver a sociedade em uma discussão sobre saúde mental. E é justamente esse o objetivo da Campanha Janeiro Branco, que neste ano traz como tema: ‘A vida pede equilíbrio’.

E, no primeiro mês do ano, essa reflexão acerca do equilíbrio da vida pessoal e profissional, das relações e do que se deseja almejar intensifica, já que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

Nessa perspectiva, a Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB Sergipe promove a palestra ‘Reflexões sobre a sua saúde mental’, que acontece no próximo dia 17, terça-feira, às 17h, no Plenário da Ordem.

Com transmissão ao vivo no canal da OAB Sergipe no Youtube e entrada franca, o evento destinado aos colaboradores da Ordem e à advocacia em geral contará com a palestra da psiquiatra Clarissa Bastos Frota.

Rede de atendimento em Aracaju
Em Aracaju, mais de 2.500 pessoas são acompanhadas mensalmente pelos seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) disponíveis na capital. De acordo com informação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju (Reaps), responsável pelos Caps, conta com cerca de 300 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, psiquiatras e médicos clínicos.

Para casos de surtos e urgências psiquiátricas
Dos seis Caps existentes, cinco unidades também possuem acolhimento noturno para pacientes em crise, com oito leitos disponíveis em cada. Já em casos de surtos e urgências psiquiátricas, os pacientes devem se dirigir ao Hospital São José, que é a urgência mental contratada pela Prefeitura de Aracaju para realização desses atendimentos.

Movimento Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014. A cor branca, escolhida pela Campanha, veio, simbolicamente, por representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Por Innuve Comunicação
Ascom – OAB/SE