OAB/SE prestigia Seminário ‘Ocupação de espaço das mulheres na sociedade’ no TTB

Como parte da programação do mês de março, dedicada ao Dia Internacional da Mulher, o Seminário ‘A Mulher e a Ocupação de Espaço em Nossa Sociedade’ realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) com o apoio da OAB/SE e outros órgãos e entidades, contou com a participação da vice-presidente e ouvidora-geral da Ordem, Letícia Mothé e Rose Morais, além da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Elaine. O evento aconteceu nessa sexta-feira, 10, no Teatro Tobias Barreto.

Na oportunidade, houve a apresentação de três painéis de debate: o primeiro com o tema ‘A Importância da Ocupação de Espaço de Poder pelas Mulheres’, o segundo ‘O Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’ e o terceiro ‘Empoderamento Feminino’.

De acordo com a vice-presidente da Seccional, Letícia Mothé, a ação é muito importante para o fortalecimento de todas as mulheres e para reflexão sobre os avanços feitos nas políticas públicas e na legislação, bem como o quanto ainda falta para se alcançar a equidade de gênero.

Empoderamento Feminino

O painel ‘Empoderamento Feminino’ trouxe a participação da ouvidora-geral da OAB/SE, Rose Morais, que destacou o papel da Ouvidoria como um canal de atendimento especializado para o acolhimento e escuta ativa de mulheres que, de alguma forma, se sintam vítimas de violência de diversas naturezas.

A mediação ficou por conta da coordenadora-geral do Projetar-SE, Shirley Carvalho, que abordou a importância da luta coletiva de mulheres para o fortalecimento e conquista da equidade de gênero. A palestra ainda contou com a participação da conselheira do TCE/SE, Susana Azevedo e da ex-senadora da República, Maria do Carmo Alves.

A atividade teve como finalidade o incentivo à formação de mulheres líderes e o fortalecimento da sua atuação política. Estiveram presentes personalidades femininas sergipanas com trajetórias de luta consolidadas nas mais diversas áreas.

Violência e ocupação de espaços de poder

Também participaram do evento conduzindo o painel sobre ‘Enfrentamento à violência contra a mulher’ a desembargadora aposentada do TJ/BA e ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; a deputada estadual, Linda Brasil; a delegada e secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; a juíza Jumara Porto, entre outras personalidades da política sergipana.

Por fim, o seminário discutiu ‘A importância da ocupação de espaço de poder pelas mulheres’. A palestra foi feita pela procuradora Regional da República, Lívia Tinoco, sobre povos tradicionais, bem como por outras mulheres com representação política.

Por Innuve Comunicação
Ascom – OAB/SE