O Conselho Federal da OAB elegeu, na manhã desta segunda-feira, 11, a lista sêxtupla para o preenchimento da vaga destinada à advocacia no Tribunal Superior do Trabalho. A eleição, que teve advogados inscritos de todo o Brasil, foi uma das disputas mais acirradas de todos os tempos na OAB, chegando à formação da lista sêxtupla após constantes adiamentos.

Pela primeira vez na história, a OAB Sergipe tem uma mulher advogada na lista, com Rose Morais. Além de Rose, compõem a lista sêxtupla os advogados Adriano Costa Avelino (OAB/AL), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves (OAB/MG), Emmanuel Campelo de Souza Pereira (OAB/RN), Natasja Deschoolmeester (OAB/AM) e Raimar Rodrigues Machado (OAB/RS).

Ao defender sua candidatura durante a sabatina, Rose Morais ressaltou a importância de o espaço ser ocupado por uma mulher, advogada e sergipana: “Sinto-me muito confortável em ocupar essa tribuna, porque aqui é a minha Casa. Foi neste lugar de luta institucional, ao lado de mulheres e homens valorosos, que vivi os últimos 18 anos da minha vida. Sou a primeira, mas tenho certeza que não serei a única. Agora, todas as mulheres do meu estado sabem que este lugar também é nosso”.

Na OAB/SE, Rose participou de diversas comissões, exerceu os cargos de Conselheira Seccional por dois mandatos, Secretária Geral Adjunta (2013-2015), Corregedora da OAB (2013-2015), Ouvidora Geral (2022), Coordenadora Geral das Comissões (2022).

No Conselho Federal, participou do Comitê de Funcionalidades do PJE e representou o Conselho Federal da OAB junto ao Comitê Gestor do PJE no TST. Também foi professora da Escola Superior da Advocacia. A partir de 2022, passou a presidir a Comissão Especial de Criptomoedas e Blockchain, por designação do presidente Beto Simonetti.

Para o presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, esse foi mais um passo para recuperar o protagonismo da Ordem em âmbito nacional. “Hoje a advocacia sergipana está em festa, porque a OAB/SE cede o que tem de melhor para o Conselho Federal. No entanto, ainda mais importante é ver o desfecho desse processo eleitoral que foi, talvez, o mais disputado da história. Com estratégia, articulação e com a confiança da diretoria da OAB Nacional, conquistamos este importante espaço para nosso Estado”.

Em Brasília, a candidatura de Rose Morais foi conduzida pelo presidente Danniel Alves Costa e pelo presidente da Comissão de Assuntos Institucionais e Membro Honorário Vitalício, Carlos Augusto Monteiro Nascimento.

Agora, a OAB deve entregar a lista sêxtupla ao TST, que designará sessão específica para a formação da lista tríplice a ser entregue ao Presidente da República.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB Sergipe