Estão abertas as inscrições para cadastro de advogados dativos no poder Judiciário de Sergipe

Já estão abertas as inscrições para formação de cadastro de advogados dativos no âmbito do poder Judiciário de Sergipe. A Portaria Nº 14/2024, que dispõe sobre os procedimentos necessários para credenciamento, designação, atuação e o desligamento de advogados dativos em Sergipe foi publicado na última terça-feira, dia 5, no Diário da Justiça.

Além de estabelecer as normas, a portaria traz os agrupamentos regionais, com 13 macrorregiões, e como deve ser a atuação do advogado na fase preparatória do processo. Os advogados interessados têm até o dia 5 de abril para fazer sua inscrição através do Portal da Advocacia e da Defensoria Pública, mediante preenchimento do formulário com todas as informações solicitadas, conforme prevê a Resolução nº 26/2023 do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).

Finalizado o prazo de inscrição para formação de cadastro de advogados dativos, será publicada a tabela dos advogados aptos ao credenciamento, por agrupamentos regionais. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TJSE disponibilizará no menu ‘Consulta’ do Sistema Informatizado do Processo Judicial Eletrônico (SCPv), a relação dos advogados aptos ao exercício da advocacia dativa, respeitada a ordem cronológica fixada de acordo com o recebimento das inscrições e a abrangência regional em que a unidade esteja vinculada.

O TJSE disponibilizará publicamente, com periodicidade mensal, a lista de advogados dativos credenciados, por agrupamento regional e por comarca. Caberá exclusivamente ao Juiz da causa nomear nos autos o advogado dativo e determinar a sua vinculação à parte ou interessado, respeitando a ordem cronológica do Cadastro de Advogados Dativos, de acordo com o agrupamento regional.

A partir desta sexta-feira, dia 8, a OAB/SE disponibilizará uma Central de Ajuda, na sede da instituição, e um canal de atendimento exclusivo no WhatsApp para que os advogados possam esclarecer dúvidas e serem auxiliados no cadastro. O telefone para mensagens é o (79) 98103-7046, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Confira abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no Portal da Advocacia e da Defensoria Pública.

Ascom OAB/SE com informações do TJSE