1ª Conferência Estadual de Interiorização debate as perspectivas e as necessidades da advocacia do interior

A primeira edição da Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) nos dias 16 e 17, no município de Lagarto, localizado na região Centro Sul, debateu temas importantes para a advocacia sergipana, especialmente para a advocacia do interior.

O evento, que marca uma nova fase de integração e fortalecimento da advocacia sergipana, contou com 17 palestras ministradas por renomados profissionais do direito sergipano e nacional. O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, expressou sua alegria em poder realizar um evento tão importante no interior do Estado e lembrou que a advocacia sergipana é uma só.

“É fundamental entender as necessidades e discutir as pautas do interior porque, de fato, elas são diferentes das pautas da capital e é de forma coletiva que vamos construir uma advocacia, cada vez, mais forte. Acredito que ampliando a atuação da OAB no interior do Estado, nós teremos uma advocacia cada vez mais unida, porque nós não somos a advocacia da capital e do interior, somos uma só advocacia e juntos nós somos muito mais fortes”, enfatizou.

O presidente aproveitou a oportunidade para comunicar aos advogados que assim como acontece com a Conferência Estadual da Advocacia, a Conferência Estadual de Interiorização será realizada, a partir de agora, a cada três anos.

“Essa Conferência vem para consolidar uma grande atuação da OAB/SE no Projeto de Interiorização, projeto que levamos para o Conselho Federal e que a OAB/SE foi premiada, um reconhecimento do trabalho e atuação em prol da interiorização da advocacia. Assim como ocorre na capital, nós teremos uma Conferência de Interiorização a cada três anos nas regionais da Ordem. Nós precisamos de uma OAB forte e que valorize a advocacia do interior”, enfatizou Costa.

O presidente da Comissão Regional de Lagarto e Região Centro Sul de Sergipe, Caíque Vasconcelos, comemorou o sucesso do evento. “É um orgulho para Lagarto ser pioneira nesse projeto, receber toda a advocacia sergipana para discutir as propostas de interiorização e temas importantes para a advocacia do interior. Foi a primeira Conferência do Estado, foi marcante, importante e histórica por todos os projetos que já realizamos e que ainda estão por vir”, afirmou.

O coordenador Nacional de Interiorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB, João de Deus Quirino Filho, que também foi um dos palestrantes da Conferência, ressaltou a importância de se criar, cada vez mais, espaços de discussões como esse, o que, segundo ele, representa o fortalecimento da advocacia brasileira.

“A Ordem não faz distinção entre quem está no interior ou na capital, ela é uma só Ordem e a causa da interiorização é uma prioridade do Conselho Federal e o que a OAB/SE está fazendo, com essa Conferência, gera o sentimento de pertencimento em cada um dos advogados”, ressaltou João de Deus.

A secretária-geral adjunta da OAB, Milena Gama, também prestigiou a Conferência de Interiorização. Ela representou o Conselho Federal da OAB no encerramento do evento e reafirmou que a Ordem está empenhada na interiorização da advocacia.

“Uma das missões do Conselho Federal é dignificar a advocacia do interior e essa Conferência, aqui em Lagarto, realizada pela OAB/SE, cumpriu com essa missão ao abordar diversos temas que trazem pautas verdadeiras da advocacia sergipana e isso é de crucial importância, porque toda advocacia do interior merece e precisa de mais”, destacou Milena Gama.

Medalha do Mérito

O advogado Evânio Moura, que é lagartense de nascimento, foi um dos palestrantes da Conferência e abordou o tema “Os desafios atuais na defesa das prerrogativas da advocacia no interior”. Ele também foi homenageado pelo OAB/SE com a Medalha do Mérito Laudelino Freire.

“Estou muito realizado. São 25 anos de advocacia e venho para a minha cidade, onde nasci e me criei e recebo essa homenagem da OAB Lagarto e da OAB/SE, nessa 1ª Conferência de Interiorização, que já é um marco na história da advocacia sergipana”, destacou Evânio Moura.

Projeto de Interiorização

A 1ª Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia Sergipana faz parte do Projeto de Interiorização da OAB/SE, iniciado em 2022.

Este projeto, premiado em novembro de 2023 pelo CFOAB, tem como objetivo descentralizar as ações da seccional da capital, expandindo sua presença para todas as comarcas, sejam grandes ou pequenas. A iniciativa oferece aos advogados uma ampla gama de recursos, incluindo cursos, capacitações, eventos, serviços, esportes e convênios, com o objetivo de unificar e fortalecer a advocacia sergipana.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE