OAB/SE promove curso prático de direito eleitoral para a jovem advocacia

Com o intuito de capacitar e estimular a atuação na área do direito eleitoral, a Comissão da Jovem Advocacia (CEJA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) realizou, na última terça-feira, 11, o curso ‘Direito Eleitoral na Prática: Guia Essencial para Jovem Advocacia.

O evento aconteceu no plenário da Ordem e contou com a presença de advogados eleitoralistas e juízes eleitorais que compartilharam de seus conhecimentos e expertise com os participantes.

“Esse evento é um guia eleitoral para a Jovem advocacia, tendo em vista as eleições municipais que estão se aproximando. O curso é um guia prático, no qual os participantes puderam contar com as palestras de profissionais que atuam diretamente com as eleições e com o direito eleitoral, porque nosso intuito é qualificar a Jovem Advocacia e prepará-los para as eleições municipais de 2024”, explicou o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia) CEJA, Lucas Albuquerque.

Um dos palestrantes do curso foi o juiz eleitoral do TRE/SE, Cristiano Cabral. O magistrado destacou a importância de a OAB/SE capacitar os jovens advogados nesse período de pré-campanha para as eleições municipais deste ano.

“A OAB/SE  reúne a advocacia, sobretudo a advocacia jovem, para debater e discutir temas que são modernos, que são oriundos das últimas resoluções e que vão nortear o próximo pleito, então, a iniciativa da OAB/SE e da Escola Superior da Advocacia (ESA/SE) é extremamente importante, porque esse debate não esgota as dúvidas que possam vir a surgir, mas é um passo para a advocacia jovem que pode ouvir os colegas mais experientes, refletir e encontrar luzes para enfrentar essa batalha que é um processo eleitoral. A batalha é nas urnas, mas também há uma batalha jurídica, e os advogados precisam estar aptos e preparados”, destacou o magistrado.

O advogado e prefeito do município de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo Júnior, aproveitou a oportunidade para se atualizar sobre as novas regras e temáticas do direito eleitoral. O gestor volta a atuar na profissão após o fim do seu mandato.

“É muito importante essa preparação, essa troca de experiência para que os advogados estejam preparados e capacitados para desenvolver um bom trabalho para todas as candidaturas. Estou aqui não apenas na qualidade de prefeito, mas também como advogado, a partir de janeiro eu volto a atuar na profissão, então parabenizo a OAB/SE por promover esse curso tão rico. Tivemos um time excelente de profissionais palestrando e saio daqui muito satisfeito, levado muita experiência e conhecimento”, enfatizou.

O presidente do CEJA adiantou que a instituição está planejando a realização da segunda edição do curso ‘Direito Eleitoral na Prática: Guia Essencial para Jovem Advocacia. “O CEJA na Prática – Circuito Eleitoral está rodando o interior, acontecendo nas regionais, mas diante da grande procura e da necessidade de trabalhar a temática específica do direito eleitoral, estamos pensando em fazer mais uma edição do curso para qualificar, ainda mais, a jovem advocacia e estimular os advogados a atuarem nessa área”, finaliza Albuquerque.

Por Inuuve Comunicação

Ascom OAB/SE