Novo Acordo Coletivo de Trabalho acumula avanços e benefícios para colaboradores da OAB/SE

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) assinou nesta quarta-feira, 19, o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. O documento é uma junção de benefícios, avanços e valorização dos colaboradores da instituição.

A OAB/SE concedeu reajuste salarial de 15% nos últimos três anos, percentual acima da inflação, além de atualizar o plano de cargos e salários dos funcionários, através da progressão horizontal. O Acordo Coletivo contempla o reajuste em mais 33% no auxílio alimentação, sendo extensivo aos estagiários e menores aprendizes.

“Conseguimos atualizar a progressão horizontal dos nossos colaboradores, que era uma reivindicação antiga e importante. Também conseguimos reajustar, acima da inflação, o salário de nossos colaboradores ao longo dos últimos três anos; inserimos em nossos quadros o estágio remunerado, isso antes não existia, tínhamos apenas menores aprendizes; também reajustamos o auxílio alimentação e o incremento de mais 20% no mês de aniversário do colaborador. São vários benefícios concedidos e reivindicações atendidas nos últimos três anos, porque entendemos que é fundamental respeitar e valorizar nosso colaborador, que dedica todos seus esforços para tornar a OAB/SE cada dia melhor”, ressaltou Danniel Costa, presidente da OAB/SE.

Outro avanço importante para os colaboradores, que já está em vigor com a assinatura do Acordo Coletivo 2024/2025, é o aumento do prazo de licença maternidade e paternidade. “A OAB/SE não se enquadra nos requisitos do Programa Empresa Cidadã, mas fizemos questão de seguir os prazos do programa e conceder licença-maternidade por 180 dias e a licença-paternidade por 20 dias. É o compromisso social da Ordem que entende a necessidade e a importância de os pais passarem mais tempo junto aos seus filhos recém-nascidos”, explicou Nilton Lacerda, secretário-geral da OAB/SE.

O presidente do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado de Sergipe (Sindiscose), Igor Baima, comemorou a assinatura do Acordo Coletivo e ressaltou que os avanços e benefícios só foram possíveis graças a retomada do diálogo com a diretoria da instituição.

“Uma das coisas mais básicas e importantes é sentar para negociar, é ter o diálogo. E nós do sindicato tivemos muitas dificuldades com as gestões anteriores em dialogar, mas agora conseguimos voltar a negociar e beneficiar o trabalhador”, enfatizou Baima que destacou os pontos mais importantes do Acordo Coletivo para o trabalhador.

“Posso destacar o reajuste de 15%, somado nos últimos três anos, aumento que está acima da inflação; outra conquista é o aumento do tempo da licença maternidade e paternidade, possibilitando aos futuros pais estar nesses primeiros momentos com seus filhos; e destacar principalmente, algo que nós lutamos muito e que conseguimos ano passado, que foi a questão da regularização de cargos e salários. Vínhamos sofrendo com um acúmulo, os funcionários não conseguiam fazer a progressão de carreira, e agora, após a negociação com essa gestão, nós conseguimos regularizar a progressão salarial dos funcionários em relação a sua data de admissão”, pontuou.

Capacitação

A instituição também tem investido em cursos e capacitações para os funcionários, além de eventos de lazer. “O mundo está em constante mudança e precisamos nos adaptar, então, é fundamental que nossos colaboradores participem de cursos e congressos, que são custeados pela instituição, além de promovermos cursos internos, palestras motivacionais, eventos de lazer e confraternizações para proporcionar momentos de conhecimento, entretenimento e integração”, concluiu Lacerda.

Confira os benefícios:

– Reajuste salarial total de 15%;
– Reajuste de 33,3% no auxílio alimentação;
– Auxílio alimentação de 50% para estagiário e jovem aprendiz;
– Acréscimo de 20% no auxílio alimentação no mês de aniversário do funcionário, estagiário e jovem aprendiz;
– Regularização e atualização do plano de cargos e salários (progressão horizontal);
– Auxílio Creche para filhos de até 3 anos, com reajuste anual do valor pelo INPC;
– Licenças maternidade (180 dias) e paternidade (20 dias) nos moldes do Programa Empresa Cidadã;
– Participação de colaboradores em Congressos de aperfeiçoamento profissional;
– Palestras educativas e motivacionais para os colaboradores na sede da OAB/SE;
– Manutenção dos auxílios educação, transporte e saúde;
– Liberação (licença remunerada) de dirigentes sindicais para reuniões ordinárias e para todas manifestações de interesse da categoria.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE