OAB/SE aplica neste momento a segunda fase do XVI Exame de Ordem Unificado

Neste domingo, 17, 703 candidatos fazem a segunda fase do XVIII Exame de Ordem Unificado, em Aracaju. Conhecida como a prova prático-profissional, a segunda fase do Exame começou hoje, na capital sergipana, às 12 horas, no Colégio Master. A aprovação na prova é requisito necessário para a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil como advogado.

Para a bacharela, Gabriela Thaíne Santos Soares, o Exame de Ordem Unificado é fundamental para filtrar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. “Em qualquer profissão, é necessário haver um critério de avaliação para a entrada do formando no mercado de trabalho, principalmente na advocacia, uma profissão essencial à administração da Justiça”.

Nessa fase da prova, o Exame de Ordem é composto por quatro questões discursivas e uma peça profissional na área de Direito em que cada candidato optou no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A prova da primeira fase do XVIII Exame, composta por 80 questões objetivas, foi aplicada no dia 29 de novembro. O Exame pode ser prestado por bacharéis em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Para a aprovação na prova, é necessário acertar, pelo menos, 50% das questões.