Sinergia pede apoio da OAB à luta contra a privatização da Chesf

Nesta quarta-feira, 16, a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) recebeu a visita de representantes do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe (Sinergia). Os dirigentes do Sinergia foram recepcionados pelo presidente da Ordem, Inácio Krauss, pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite, e pelo diretor-tesoureiro, David Garcez. Na oportunidade, foi feita a solicitação de apoio a OAB para a luta contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, destacou a importância da Chesf para o País, principalmente para a Região Nordeste, e o Estado de Sergipe em particular, por causa da Usina Hidrelétrica de Xingó, administrada pela estatal. Krauss confirmou não só confirmou o apoio à mobilização feita pelo Sindicato como se comprometeu em participar do evento que será realizado pelo Sindicato. “Vamos sensibilizar a Bancada Federal sergipana no Congresso Nacional em relação a essa questão”, salientou.

De acordo com o presidente do Sinergia, Sérgio Alves de Souza, o Sindicato tem visitado diversas instituições e entidades da sociedade civil, a exemplo da OAB, visando convidar para um evento que será realizado no próximo dia 25, às 9h, na Cúria Diocesana.

Segundo ele, durante o evento vai ser mostrada a importância da Chesf como empresa estatal. “Ela faz hoje o controle dos rios. Hoje a matriz do Setor Elétrico brasileiro é hidrelétrico e só uma empresa como a Chesf, que se preocupa com o meio ambiente, tem tecnologia e respeita a sociedade é que pode prestar um serviço decente para a sociedade sergipana”, ressaltou.

Sérgio Alves destacou a recepção dos diretores da OAB/SE e disse que a entidade ajudou bastante o Sinergia. “A gente saiu daqui hoje com o encaminhamento da OAB fazer um ofício para cada deputado federal e senador da Bancada Sergipana no Congresso Nacional para que no dia 25 seja realizado um grande debate sobre o tema, de forma a sensibilizar o governador e a sociedade sergipana sobre a importância da Chesf, da água e da energia serem públicas porque principalmente a população mais carente é quem vai colher os frutos dessa empresa continuar a ser estatal e do povo”, afirmou.

O presidente do Sinergia ressaltou ainda que espera contar com a presença de todos os parlamentares, do governador do Estado, do prefeito de Aracaju, a Cúria Diocesana, a OAB e demais entidades, sindicatos e federações.

Ele destacou também que o movimento está sendo realizado em âmbito nacional. “Lamentavelmente o Governo Federal está cometendo um erro ao querer vender o Setor Elétrico do nosso País”, enfatizou.