OAB/SE em defesa das prerrogativas dos advogados e do livre exercício da profissão

Reafirmando o compromisso com a defesa intransigente da advocacia sergipana e do Estado Democrático de Direito, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, aprovou nesta terça-feira, 16, o desagravo público ao jovem advogado, Flaviano Correia Cardoso, que teve suas prerrogativas violadas no exercício da profissão.

De acordo com o relator da matéria, Thiago de Carvalho Oliveira, o advogado foi ameaçado, acusado e ofendido verbalmente por um policial militar, no dia 14 de janeiro, enquanto patrocinava a defesa de uma cliente, na delegacia plantonista de Aracaju. Para o relator da matéria, é inaceitável que situações como essa ainda ocorram no Estado.

“É inadmissível que um policial armado dirija-se a um advogado de forma ríspida, com o nítido intuito de inibir o exercício da sua advocacia. O advogado exerce suas atividades nos mais inóspitos locais, deve ser respeitado e respeitar as autoridades de forma recíproca. A sua voz é instrumento de trabalho e não pode ser calada sob pena de ruir a democracia”, disse Thiago.

Para Flaviano, a decisão do Conselho reafirma o compromisso da nova gestão com a defesa firme e tempestiva das prerrogativas dos advogados. “Eu tinha a certeza de que o fato seria tratado com firmeza e seriedade por essa gestão, que vê a defesa das prerrogativas como instrumento fundamental para a garantia da indispensabilidade do advogado para defender a cidadania”.