Inscritos no Exame de Ordem Unificado tentam alcançar o sonho de exercer a advocacia

Em Aracaju, cerca de dois mil candidatos fazem neste domingo, 03, a primeira fase do XIX Exame de Ordem Unificado. Composta por 80 questões de múltipla escolha, o Exame começou hoje, na capital sergipana, às 13 horas, no Colégio Módulo e no Colégio Ideal. Para conseguir exercer a advocacia, muitos inscritos não medem esforços até a aprovação no Exame.

Para a bacharela, Laís de Azevedo Vasconcelos Freire, a aprovação na prova será seu primeiro passo para concretizar o sonho de ser advogada. Em seu terceiro Exame de Ordem, Laís disse estar nervosa, mas confiante. “A aprovação no Exame será um motivo de grande orgulho. Será, sem dúvida alguma, uma porta aberta para o meu sonho de advogar se realizar”, afirmou.

Formada desde 2011, Iandra Barboza de Figueiredo, tenta o Exame por mais uma vez. Iandra conta que, em cinco anos, foram inúmeros os obstáculos para que ela pudesse fazer a prova. Este ano, a bacharela abandonou o emprego para se dedicar aos estudos. “Sempre houve um empecilho para que eu fizesse o Exame. Certo ano, parentes até morreram na semana da prova”.

O discente do nono período de Direito da Universidade Tiradentes, Alisson Alves Nascimento, presta a prova pela primeira vez. Segundo ele, a preparação para a prova foi intensa. “Estudei através de livros didáticos e a expectativa é muito positiva. Apesar de esperar o melhor, estou preparado para o que der e vier. Esse é um mercado concorrido, mas estou confiante”, disse.

De acordo com o edital da prova, a primeira fase aborda disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de Direito: Regulamento Geral da entidade; Direitos Humanos; Código do Consumidor; Estatuto da Criança e do Adolescente; Direito Ambiental; Direito Internacional; Filosofia do Direito; Estatuto da Advocacia e da OAB; e Código de Ética e Disciplina da Ordem.

Conhecida como a prova prático-profissional, a segunda fase do Exame será aplicada no dia 29 de maio. O Exame pode ser prestado por estudantes do último ano do curso de Direito e por bacharéis, ainda que pendente apenas a sua colação de grau. A aprovação na prova é requisito necessário para a inscrição, nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, como advogado.

Para a coordenadora da Comissão de Exame de Ordem e secretária-geral da OAB, em Sergipe, Maria da Purificação Andrade Vieira, a realização da prova é fundamental para filtrar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. “É essencial para o Estado Democrático de Direito que haja um filtro dos profissionais mais preparados e capacitados”, considerou.