Cálculos Trabalhistas é tema de curso telepresencial da ESA/SE

A Escola Superior de Advocacia (ESA/SE) em parceria com a Escola Nacional de Advocacia e a Associação de Advogados Trabalhistas de São Paulo, realizou na noite desta segunda-feira (18), a primeira aula do curso telepresencial sobre ‘Cálculos Trabalhistas’, que foi transmitida direto de São Paulo para Aracaju e outras 166 cidades do país.

Mais de 90 advogados acompanharam a aula ministrada pelo especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Adilson Sanchez, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/SE, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da capital. De acordo com o diretor-geral da ESA/SE, o curso tem o objetivo de aproximar o advogado e o estudante de direito da prática do Direito Trabalhista, com a elaboração de cálculos, análise das verbas trabalhistas e toda a rotina da área. “Além dos advogados, nosso público-alvo se estende aos profissionais da área contábil. Nesses dois dias de curso, os alunos poderão exercitar a prática da rotina trabalhista, aprimorando assim, ainda mais, os profissionais que já atuam nesta área, e principalmente, aqueles que se interessam por esse universo amplo do Direito”.

E foi em busca de mais conhecimento, que a advogada Andrea Emily Correia de Alcântara, decidiu participar das aulas. Com vasta experiência na área trabalhista, ela ressaltou a importância do advogado manter-se sempre atualizado. “O direito do trabalho é um campo muito dinâmico, e mesmo aqueles advogados mais experientes, devem sempre buscar atualização. Renovar os conhecimentos e trocar experiências com colegas de outros estados do país, é o que cursos como este oferecem a nós, ou seja, uma oportunidade única para absorver novas ideias e perspectivas”.

Para o advogado José Alcebíades Gonçalves Júnior, independentemente da área que o advogado atua ou pretende se especializar, ampliar os conhecimentos e se aprofundar em áreas como a trabalhista, é sempre interessante. “Poder vivenciar na prática, seja através de exercícios ou do conhecimento transmitido por especialistas na área, foi o que me trouxe aqui hoje. Não importa se meu foco é o direito criminal, quero aprender e continuar agregando conhecimentos nas mais variadas vertentes do Direito. Sem falar, que a proposta desse intercâmbio com profissionais de outros pontos do país, sem dúvidas desperta ainda mais o interesse de nós alunos”.

No próximo dia 20, no auditório da CAA/SE, a ESA/SE irá realizar o curso presencial sobre ‘Audiência Trabalhista’. Com carga horária certificada de 2 horas, a aula será ministrada pelo pelo Conselheiro Federal  da OAB,  Clodoaldo Andrade Júnior, e irá abordar a dinâmica da audiência trabalhista, que envolve a abertura, pregão das partes, posicionamento das partes na mesa, bem como técnicas de negociação da fase conciliatória, oitiva das partes, cautelas na advocacia trabalhista, entre outros temas.

Já entre os dias 25 e 28 de abril acontece o curso ‘Reflexos do Novo CPC nos Recursos do Processo Trabalhista’. Será realizado no dia 29 o curso ‘Sexta da Família – Constelação Familiar Aplicada na Mediação Sistêmica e nos Litígios Judiciais’, com carga horária certificada de 2 horas. Entre os dias 29 e 30 também acontece um curso gratuito sobre ‘Recursos no Novo CPC’. Para este último, as inscrições estarão abertas a partir do dia 25, e as vagas são limitadas. Para participar de alguma dessas especializações, basta se inscrever presencialmente na Escola Superior da Advocacia (ESA/SE). A programação completa e outras informações também estão disponíveis nas redes sociais da instituição.