Recursos, Coisa Julgada e Impugnações no Novo CPC é tema de curso presencial da ESA/SE

Aracaju – A Escola Superior de Advocacia (ESA/SE) realizou na noite desta sexta-feira, 29, a primeira aula do curso presencial gratuito sobre ‘Recursos, Coisa Julgada e Impugnações nos Tribunais’ ministrado pela especialista em Direito Processual, Didática do Ensino Superior e Mestre em Direitos Humanos, Martha Franco, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/SE, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da capital.

Mais de 250 advogados participaram da qualificação, que tem a carga horária de 6 horas, e será concluída neste sábado, 30, das 09h às 12h. De acordo com Martha Franco, as mudanças no Novo Código de Processo Civil afetam diretamente a rotina de todos os profissionais que lidam com processos diariamente.

“Nós estamos diante de um Novo Código, não é meramente uma reforma. É claro que há aspectos que não foram modificados, mas tem muita mudança que irá afetar a vida prática de todos os que lidam com processos na sua rotina como advogados, juízes, o próprio Ministério Público, entre outros setores. Venho estudando o Novo Código desde que houve a proposta de mudança e acredito que todos nós estamos em um processo de aprendizagem, por isso, esse debate é fundamental. Sou advogada, mas me dedico muito ao ofício de professora, transmitindo meus conhecimentos em sala de aula na universidade e essa experiência de estar com quem lida com a advocacia diariamente, na prática, é muito enriquecedora. Só tenho a agradecer à Escola Superior de Advocacia pelo convite”, destacou.

E foi em busca de mais conhecimento, que o advogado Jarbas Júnior decidiu participar das aulas. Advogado experiente, ele faz questão de estar sempre atualizado. “Esses cursos oferecidos pela ESA nos dão uma qualificação abrangente, e sempre são ministrados por profissionais gabaritados, dispensando assim a necessidade de termos que nos deslocar para outros estados em busca de atualização”, afirmou.

Recém-formado, o advogado Marcos Vinícius Mendonça conquistou a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), bem no período em que o Novo CPC entrou em vigor. Para ele, aprofundar os conhecimentos e ainda acompanhar a aula ministrada por sua ex-professora é uma oportunidade enriquecedora. “Estou me adaptando a essa nova realidade, pois na universidade nós estudamos ainda o antigo código, mesmo porque, essa mudança ocorreu agora em março. A bagagem da professora Martha Franco, com seu vasto conhecimento, dá ainda mais credibilidade e atrai de fato os advogados, que precisam se qualificar e estudar sempre. Sendo que, independentemente da área de atuação escolhida pelo profissional, ou seja, civil, criminal, entre outras, não há como não estar por dentro do Novo CPC, porque ele é a base de tudo, o processo civil é quem rege”, enfatizou.

E os cursos ofertados pela Escola Superior de Advocacia terão sequência no mês de maio. O primeiro já está agendado para a próxima segunda, 02, e terça-feira, 03, e será telepresencial. O tema escolhido é ‘A Instrução Normativa nº 39 do TST: O que se aplica do Novo CPC ao Processo do Trabalho?’. As aulas terão início às 19h no auditório da CAA/SE e as inscrições devem ser feitas diretamente com a ESA. Informações através do telefone (79) 3211-7304.