ESA: curso presencial sobre novo CPC é realizado em Propriá

A cidade de Propriá recebeu, na noite dessa terça-feira, 11, a caravana da Escola Superior da Advocacia para a realização do curso presencial “Inovações no Código de Processo Civil”. Além disso, a noite marcou a despedida de Thenisson Dória como dirigente da ESA e da OAB. Depois de 28 anos dedicados ao exercício da profissão de advogado, Thenisson Dória foi nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.

O novo desembargador do Trabalho, Thenisson Dória, estava muito emocionado pela coincidência entre a realização do curso na sua cidade natal e sua nomeação ao cargo de desembargador do TRT no mesmo dia. “Para mim, é uma coincidência que não é por um acaso. As coisas não acontecem por acaso. Hoje, estar aqui, em Propriá, enquanto diretor da ESA, e recém nomeado desembargador do TRT da 20ª Região, para mim, é uma comunhão de fatores que muito me deixa feliz. Saber que estou voltando à minha terra; saber que, aqui, estudei meu primeiro grau; e daqui saí. Ia e voltava todas as semanas. Foi, aqui, também, onde instalei meu primeiro escritório e comecei advogar na casa de meus pais. Retornar a Propriá, neste momento, resumindo: é um presente”, disse com a voz embargada e sem conter as lágrimas.

O presidente da Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, lembrou que o curso já estava programado  há um mês. “É uma coincidência de arrepiar. Parece que as coisas estavam escritas nas estrelas. Parece que Thenisson Dória, o diretor da Escola Superior da Advocacia, viria abrir o curso e coincidiria com o dia que ele seria nomeado Desembargador do Tribunal  pela Presidenta da República. Por que de arrepiar? Porque é na terra de Thenisson Dória, porque ele é um proprianse. Isso tudo premia a Thenisson pela pessoa humana que é, ele é  um homem sensível, elegante, leal, cordato, todos gostam de Thenisson”, pontuou. Henri Clay lembrou ainda que  não foi a toa que Thenisson foi o mais votado na escolha  entre os seus colegas advogados.

“Além disso”, declarou Henri Clay, “esse é o seu último ato enquanto diretor da Escola e dirigente da OAB. E, tudo indica que esse será o seu último ato enquanto advogado e membro da Ordem, justamente em sua terra natal.”.

Curso

O curso sobre as Inovações no Código de Processo Civil, notadamente no que trata sobre o Direito de Família foi ministrado pelo professor Marcos Lima. Segundo ele, esse novo CPC traz mudanças significativas na área de família, principalmente, no que toca a execução dos alimentos pelo rito da prisão. “Ou seja: o devedor de alimentos, agora, ficou com a situação muito mais engessada. Isso significa dizer que, além da prisão, seu nome também poderá ir para o SPC”, explicou. Além disso, o facilitador do curso explicou sobre outras inovações trazidas para o Direito de Família, com ênfase, também nas questões de conciliações e mediações.

O advogado Roallison Rodrigues participou do curso com objetivo de aprimorar o conhecimento acerca das mudanças trazidas pelo novo CPC. “Estou aqui a fim de aprofundar conhecimentos nessa nova temática. É de fundamental importância a OAB trazer essas novas temáticas que, com toda certeza, irá beneficiar todo o corpo da advocacia daqui do interior”, comentou ao elogiar a atuação da Seccional.

Já a advogada Sabrina Conceição de Menezes comentou sobre a questão da dificuldade de conhecer as inovações do Novo CPC. “A iniciativa da OAB é ótima, porque os advogados que moram distante não precisam se deslocar para a capital. Achei excelente. Está de parabéns”.

A presidente da Regional da OAB em Propriá, Claudia Maria Costa Dantas, destacou essa  importante ação da gestão de levar para o interior os cursos da Escola Superior da Advocacia. “Os advogados do interior têm a oportunidade de uma atualização sobre um tema como o novo CPC, que entrou em vigor, agora, no dia 18 de março. Então, está tudo novo. A procura pelo curso já demonstra a preocupação dos colegas em relação à atualização. Foram inscritos 42 advogados, e disponibilizamos 15 vagas para estagiários do Fórum e alguns funcionários que se interessaram pelo curso.”, disse Cláudia.