Advocacia comemora posse de Thenisson Dória como desembargador do TRT

“A imaginação governa a vida. A advocacia de Sergipe imaginou viver este momento. E aqui estamos celebrando a vitória da democracia”, disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, na noite desta segunda-feira, 23, durante a abertura do seu discurso na posse solene do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Thenisson Santana Dória, que ocupou a vaga destinada à advocacia.

O auditório do Complexo da Justiça do Trabalho ficou pequeno, tamanha foi a festa que envolveu centenas de advogados, juízes, desembargadores, promotores, procuradores, defensores, servidores, amigos e familiares que prestigiaram a posse do novel desembargador.  Segundo Henri Clay, Thenisson escolheu a advocacia para professar diariamente a sua fé na justiça e no servir ao próximo, e a advocacia o escolheu.

“Thenisson Dória reúne em si os predicados essenciais para representar com galhardia a nossa classe no exercício do honroso cargo de desembargador federal deste egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. O seu sucesso será o êxito da advocacia. Vossa Excelência personifica, com a mais lídima legitimidade, as aspirações institucionais da classe dos advogados. Agora sobre os seus ombros repousa a toga da magistratura, mas em sua alma reside o manto da advocacia. Perdeu a OAB um quadro valoroso. Ganhou o TRT da 20ª Região. Isso é excelente para a Justiça do Trabalho. Então, é ótimo para a advocacia e para a cidadania”, ressaltou o Presidente da OAB/SE.

O desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, presidente do TRT da 20ª Região, enfatizou o acolhimento e respeito que Thenisson tem de seus pares na advocacia, bem como dos magistrados trabalhistas e dos servidores da Justiça do Trabalho. Em seu discurso de boas-vindas para o empossado, citando o poeta Cruz e Souza e fazendo um panorama da atual situação política e social do país, e da situação crítica que vive hoje a Justiça do Trabalho, Fábio Túlio destacou que o momento da posse foi singular.

“Dr. Thenisson Dória hoje realiza um sonho, que eu, como seu amigo sei que acalentava há muitos anos. E refletindo sobre isso, eu me dei conta que todos nós somos como uma criança, porque nós buscamos no gozo o prazer do instante que brinca de eternidade. Nós precisamos de luz, e que essa luz seja feita e seja construída por todos aqueles de boa vontade que tenham a intenção de dar a sua colaboração. Nós o recebemos de braços abertos na esperança de que Vossa Excelência se junte a nós nesta luta da defesa, seja da Justiça do Trabalho, que Vossa Excelência passa a partir de hoje representar também, seja dos direitos sociais, que estão claramente sendo atacados no país. E é preciso ter coragem e disposição de ânimo de defendê-los”, disse Túlio.

O ex-presidente do Conselho Federal da OAB, que na solenidade representou o presidente Claudio Lamachia, Cezar Britto, destacou que a Justiça do Trabalho é conhecida como a Justiça Social e que tem como papel resolver os conflitos de capital/trabalho, numa visão em que o trabalho sempre venha a se sobrepor ao capital, que já tem tudo. “Thenisson tem sensibilidade social. Então, não há nada mais correto do que empossar no Tribunal do Trabalho alguém que tenha uma característica que Thenisson têm, que foi referenciada pelos advogados fazendo dele o mais votado em sua eleição direta, que foi referenciado  pelo Tribunal, quando também recebeu os votos de forma igualitária com os demais que concorriam, e com a presidente da República, que é de um partido dos trabalhadores. Acho que a escolha de Thenisson tem um símbolo muito forte, daí o porquê houve um festejamento da advocacia brasileira, da advocacia sergipana, dos trabalhadores, dos servidores da casa, porque todos percebem em Thenisson uma pessoa sensível. E se julgar, significa como o próprio verbo diz –  sentença vem do verbo sentir –  então, precisa de alguém que tenha sentimento aqui no Tribunal”.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/SE), Ana Lúcia Aguiar, afirmou que a posse do desembargador Thenisson Dória foi à coroação plena de um sonho que foi sonhado por Thenisson e que foi incorporado pelos seus pares da advocacia, por conhecer a sua conduta ética, por ser um grande advogado, um grande colega e amigo. “Hoje a minha alegria não é só quanto advogada, como presidente da Caixa, mas é a alegria de uma amiga que acreditou nesse sonho, através da oração, da fé, do amor e do acreditar. As pessoas achavam que Thenisson tinha todas as qualidades: pessoais, profissionais, técnicas, mas faltava a ele o apoio político. Mas foi nesse momento que nós dissemos que Deus se encarregaria de interceder por ele e a vontade da democracia prevaleceu e Thenisson agora passa a integrar essa egrégia corte Trabalhista, que é um referencial para o Brasil.

Muito emocionado e agradecido, ao final do seu discurso de posse, Thenisson asseverou que a Justiça do Trabalho contará com um guardião zeloso. “Eu conclamo que a sociedade sergipana se posicione em favor da Justiça do Trabalho. Em favor dos direitos sociais. A Justiça do Trabalho foi criada exatamente para reparar desequilíbrios na relação de um contrato de trabalho, observem que não estou aqui para crucificar os senhores empregadores, longe disso. Eu que atuei para empregados e para empregadores, o que poderia ser uma desvantagem, observem os senhores que isto foi um presente, uma dádiva, porque eu sei exatamente como atua um lado e como atua o outro e isso me dá uma ampla liberdade na hora de julgar”, garantiu o novel desembargador agradecendo a cada um que esteve ao seu lado. “Cada um sabe a sua parcela de contribuição para que este momento chegasse. Agradeço a dedicação de cada um e só tenho a dizer: o meu mais sincero e profundo obrigado!”.

Fizeram parte da composição da mesa da sessão de ratificação de posse de Thenisson Santana Dória o Desembargador Presidente do TRT20, Fabio Túlio Correia Ribeiro; o Desembargador Vice-Presidente, Carlos de Menezes Faro Filho, os Desembargadores do TRT, Josenildo dos Santos Carvalho, Maria das Graças Monteiro Melo, Jorge Antônio Andrade Cardoso, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira e Thenisson Santana Dória; o Desembargador Presidente do TJ/SE, Luiz Antônio Araújo Mendonça; o Desembargador Presidente do TRE/SE, Osório de Araújo Ramos Filho; o Presidente do TCE, Clóvis Barbosa de Melo; o Procurador-chefe da PRT20, Albérico Luís Batista Neves; o Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, José Rony Almeida; o representante da OAB Nacional e da ABRAT, Raimundo Cézar Britto Aragão; o Presidente da OAB Seccional Sergipe, Henry Clay Andrade; e a Presidente da AMATRA XX, Juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa.

A solenidade contou com as apresentações dos corais 20ª Voz, do TRT20, e Advocanto, da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe.