OAB conquista cinco salas no COPECAM

Na manhã desta quarta-feira, 25, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe se reuniu com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejuc) para discutir a situação do sistema prisional sergipano. Na ocasião o presidente Henri Clay Andrade, acompanhado do secretário-Geral, Aurélio Belém, do presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Thiago Oliveira, e do vice-presidente da Comissão, Robson Barros, apresentou ao secretário de Justiça, Antônio Hora Filho, os graves problemas encontrados pelos representantes da CDH, em visita ao Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN), no último dia 17 de maio.

O presidente Henri Clay discorreu algumas sugestões de alternativas de soluções emergenciais para os vários problemas encontrados. “De imediato resolvemos o problema da falta do parlatório, que estava prejudicando os advogados no auxilio de seus clientes, por não haver a garantia da privacidade. O secretário nos assegurou que vai providenciar a reforma dos parlatórios, e que já vai liberar a partir da segunda-feira, dia 30, as quatro salas de vídeo-conferência para os advogados poderem conversar reservadamente com seus clientes e mais a sala da OAB”, adiantou o Presidente.

O secretário de Justiça, Antônio Hora ressaltou que apenas nos dias de quarta-feira pela manhã os advogados não terão acesso a salas, por conta das audiências que são realizadas neste período. “Tivemos um conversa muito amistosa e muito positiva, e eu saio dessa reunião esperançoso de que renovamos mais uma vez uma grande parceria com a OAB. Ficou claro na reunião que temos um problema muito complexo, como bem disse o presidente Henri Clay, para problemas complexos não existem soluções simples. O governador Jackson Barreto tem conhecimento dessas demandas reprimidas do sistema prisional e também está sensível em buscar alternativas para superar essa situação”, disse o Secretário.