H1N1: Faltam poucos dias para o início da aplicação das vacinas. Faça seu agendamento!

Entre os dias 04 e 07 de julho a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE irá realizar a aplicação das doses da vacina contra a gripe H1N1. A ação faz parte da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 realizada pela instituição e que tem o objetivo de promover saúde aos advogados, advogadas e seus dependentes.

Para receber a imunização é necessário fazer agendamento prévio através do telefone da CAASE (79) 3211-8718 ou pelos emails: [email protected] e [email protected]. O procedimento adotado nesta etapa será o mesmo realizado durante a 1ª etapa da imunização, ou seja, com doses gratuitas aos advogados e advogadas adimplentes. Já os dependentes serão imunizados mediante pagamento de gesto vacinal.

Todos os advogados e advogadas que já se imunizaram contra a Gripe H1N1 na 1ª Etapa da Campanha de Vacinação, podem agendar nesta 2ª Etapa a aplicação das doses para seus dependentes. Integram a lista de dependentes dos advogados associados à CAASE: cônjuges, filhos, pais, bem como os sogros. Para esta etapa foram disponibilizadas mil doses da vacina, as quais, foram adquiridas através de um convênio entre OAB Nacional, CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil e FIDA – Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados.

A imunização será realizada de 04 a 07 de julho na sede da instituição localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju. Vale ressaltar que a vacina não tem reforço, ou seja, a dose é única e vale por um ano, sendo que, as doses adquiridas para a 2ª Etapa são para os que ainda não se vacinaram.

Vacinação nas Regionais da OAB
Em breve o Sistema OAB, através da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE irá divulgar as datas referentes à 2ª Etapa da imunização nas Regionais da Ordem.

No entanto, os advogados e advogadas do interior sergipano interessados em receber a dose da vacina, já podem procurar as regionais de Itabaiana, Campo do Brito, Lagarto, Simão Dias, Estância, Itabaianinha, Tobias Barreto, Poço Verde e Propriá para realizar os agendamentos.

Fique por dentro da Influenza A – H1N1
Influenza A/H1N1 é um vírus que pode afetar o sistema respiratório provocando gripe e, em alguns casos, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos.

Quais os sintomas?
Dentre os sintomas da gripe H1N1 estão a febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto pessoa-pessoa ou através de objetos contaminados, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Medidas de prevenção
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. A automedicação é perigosa e deve ser evitada.