CAASE dá sequência ao curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’

A Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE realizou na tarde desta terça-feira, 25, a segunda aula do curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’. Na oportunidade, os participantes acompanharam as palestras nas áreas de saúde bucal, geriatria, enfermagem e neuropsicologia, que foram ministradas na sala da Escola Superior de Advocacia – ESA, localizada nas dependências da CAASE, na Travessa Martinho Garcez, Centro de Aracaju.

dsc_0129

A primeira palestra do dia com o tema ‘Cuidados Especiais com a Saúde Bucal do Idosos, foi ministrada pela Dra. Caroline Farias Lemos, implantodontista e mestre em odontologia. “Cada idade requer um cuidado específico e no caso do idoso é muito importante que o cuidador esteja atento à saúde bucal do seu paciente. Já que isso interfere diretamente na qualidade de vida, pois quando há alguma limitação neste sentido, o idoso não consegue processar os alimentos e isso afeta a questão nutricional, sem falar o desconforto no ato de mastigar”, disse.

dsc_0149

Na sequência, a Dra. Vanessa Cristiane Farias Barros Dias, que é geriatra, palestrou sobre ‘Sono e Repouso do Idoso – Alteração do Envelhecimento’. “Com o tempo nosso organismo muda, esse é o principal reflexo da idade, e entre outros aspectos, a qualidade do sono também. A intensidade e as horas de sono são um universo à parte quando falamos da pessoa idosa. Deste modo, o cuidador precisa estar cercado de informações e conhecimento para lidar com essas alterações, que muitas vezes refletem no comportamento do idoso, para promover então, qualidade de vida a quem ele cuida”, destacou.

dsc_0195

Com o tema ‘Cuidados na Higiene e Bem Estar Físico do Idoso’, a enfermeira Viviane Meira, enfatizou os cuidados, principalmente no que se refere ao idoso acamado. “Os cuidados com a higiene pessoal estão diretamente ligados ao bem estar do idoso. E quando esse idoso está acamado, os procedimentos de higiene são bastante técnicos. Esse é um tópico que desperta o interesse dos alunos, já que muitas vezes o trabalho do cuidador é requerido especialmente pelos familiares quando o idoso está acamado”, ressaltou.

O segundo dia de curso foi encerrado pela neuropsicóloga e presidente da ABRAZ – Sergipe, Maria Suzana Souza, que falou sobre a doença de Alzheimer. “Procurei exemplificar os dez sinais de alerta para a doença de Alzheimer para que esses cuidadores tenham embasamento para identificar os sintomas. A figura do cuidador se torna na maioria dos casos, a mais próxima do idoso. Já que é ele que acompanha, identifica as necessidades, limitações e os sintomas das mais diversas doenças. Por isso, é importante capacitá-los para que identifiquem os sinais de alerta”, afirmou.

dsc_0157

“Esses dois dias de curso têm sido maravilhosos. Todas as palestras são esclarecedoras e nos preparam para encarar a realidade seja no seio familiar, ou mesmo se surgir uma necessidade em atender um idoso profissionalmente falando. Fiquei encantada com o amor com que todos os profissionais falam sobre o trabalho voltado à saúde dos idosos. Isso realmente me tocou”, destacou Marina Silva, que se inscreveu no curso para poder atender às necessidades dos familiares idosos.

Nesta quarta-feira, 26, a partir das 14h haverá a terceira e última aula do curso. As palestras serão ministradas pelo Dr. Jorge Alberto Vieira Junior, fisioterapeuta, que irá tratar o tema ‘Prevenção de Quedas e Primeiro Socorros’; a Dra. Edênia Menezes, fonoaudióloga, irá falar sobre ‘Alteração na Comunicação do Idoso’; o Dr. Andrei Silva Ribeiro de Albuquerque, psicólogo e psicanalista, irá palestrar sobre ‘Aspectos Psicológicos entre a Família e o Idoso’, e a Dra. Célia Andrade, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, debaterá a questão trabalhista do empregado doméstico, a qual o cuidador de idoso se encaixa.