CAASE apoia campanha ‘Novembro Azul’ que destaca a importância dos cuidados com a saúde do homem

A Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE lança seu apoio à campanha ‘Novembro Azul’, que destaca a importância dos cuidados com a saúde do homem, em especial, o combate ao câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“Esse é um chamado pela valorização da vida. Nosso objetivo é chamar a atenção do homem advogado para a necessidade de cuidar da própria saúde. Afinal, muitas pesquisas revelam que eles não dão a devida importância e acabam deixando de lado às visitas ao médico, bem como os exames de rotina. Por isso, cumprindo nosso papel social de promover qualidade de vida e bem-estar aos advogados e advogadas do nosso estado, nos somamos à essa valorosa campanha, que destaca entre outros pontos a importância da prevenção à doença”, destacou Ana Lúcia Aguiar, presidente da CAASE.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano pouco mais de 61 mil novos casos devem ser diagnosticados em todo o país. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Por isso, a importância de se realizar exames regularmente para que a doença seja detectada no início.