ESA inicia curso presencial sobre Cálculos Trabalhistas

Na noite desta terça-feira, 08, foi realizada a primeira aula do curso sobre ‘Cálculos Trabalhistas’ promovido pela Escola Superior de Advocacia de Sergipe – ESA. A sala da instituição localizada nas dependências da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, no Centro da capital, ficou completamente lotada. Entre os estudantes estavam advogados e também contabilistas, que acompanharam as orientações passadas pelo professor José Alberto dos Santos Vieira, que é especialista em Direito e Processo do Trabalho.

“Foram mais de cem inscritos e para nós isso é motivo de grande satisfação. Tivemos inclusive, que suspender as inscrições na manhã de hoje, pois a procura ainda era grande, mas já não haveria espaço para acomodar os alunos em nossa sala. Diante disso, já estamos analisando a possibilidade de realizar mais um módulo no primeiro semestre do ano que vem”, destacou a vice-diretora da ESA, Silvana Farias.

De acordo com o coordenador científico dos cursos de Direito Previdenciário, Max Cardoso Santana Dória, o curso é fruto de uma parceria das coordenadorias dos cursos de Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. “Nosso objetivo ao promover esse curso foi principalmente trazer essa prática do dia a dia da área de cálculos trabalhistas para os advogados, administradores, profissionais de recursos humanos, contadores. Mesmo porque, é preciso capacitar os colegas advogados para que eles tenham conhecimento de fato e possam sugerir e analisar cálculos que por ventura sejam apresentados durante um processo trabalhista. Essa demanda foi sentida por nós e a procura realmente correspondeu e nos surpreendeu. Em breve, com certeza, lançaremos um curso mais aprofundado nesta área”, destacou.

Até a próxima quinta-feira, 10, os alunos irão acompanhar as aulas ministradas pelo professor José Alberto, que ressaltou o cunho prático que o módulo propõe. “Sabemos que há recursos para que esses profissionais possam realizar esses cálculos sem qualquer dificuldade, como programas específicos que agilizam esse processo. Mas, é fundamental, que o profissional que atua na área de Direito Trabalhista, possa ter conhecimento prático e saiba como realizar esse cálculo sem qualquer recurso tecnológico. Essa é a nossa proposta, ou seja, colocar de fato em prática o cálculo trabalhista”, disse.

Segundo a advogada Danuza Farias, grande é a expectativa para absorver todo o conteúdo que será apresentado nesses três dias. “Sou apaixonada pelo Direito Trabalhista e sentia realmente a necessidade de me aprofundar e compreender os cálculos, mesmo sabendo das facilidades que alguns programas trazem. Minha expectativa é grande, assim como a dos demais para que possamos vivenciar na prática”, enfatizou.

“Esse é o primeiro curso sobre o assunto que participo e assim que soube da abertura das inscrições garanti logo a minha vaga. Atuo na área trabalhista e sinto a necessidade de me qualificar e compreender na prática como esses cálculos são realizados”, afirmou o advogado Felipe Prata.