OAB participa do Seminário Gestão Urbana de Regiões Metropolitanas

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, participa agora pela manhã do seminário: Gestão Urbana de Regiões Metropolitanas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra). A gestão urbana das Regiões Metropolitanas do Estado de Sergipe foi debatida com o objetivo qualificar e alinhar as diretrizes sobre metrópole, metropolização, planejamento urbano metropolitano e governança interfederativa.

“A integração das gestões administrativas da região metropolitana é estratégica e necessária. Juntos, os quatro municípios que integram a grande Aracaju – Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros – podem otimizar serviços essenciais para a sociedade, a exemplo do transporte e da saúde, educação e segurança públicas”, enfatiza o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

Segundo secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, o seminário é o primeiro passo para a construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). “Teremos para os gestores envolvidos no planejamento urbano das metrópoles com essas discussões, alinhamento do conhecimento técnico e jurídico, a fim de criar subsídios, estudar e efetivar leis e normas para que possa desenvolver as ações integradas para que as regiões metropolitanas cresçam de forma mais sustentáveis e ordenadas, sobretudo na época de escassez de recursos”.

O Censo Demográfico do IBGE 2010 aponta que 40% da população total do estado se concentra na Região Metropolitana, com 835.816 habitantes.