OAB/SE promove noite cultural do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Na noite desta quarta-feira, 09, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), através da Comissão de Direito do Meio Ambiente, levou música, fotografia e literatura ao Museu da Gente Sergipana, no Centro de Aracaju. A programação cultural fez parte XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que acontece até esta sexta-feira, 11, em Sergipe.

dsc_0670“Para nós é motivo de grande orgulho promover esta noite cultural do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste que tem um papel importantíssimo na defesa do meio ambiente, em especial, os recursos hídricos, que com o passar dos anos têm se tornado cada vez mais escasso, principalmente na região Nordeste. Dentro da programação, buscamos trazer música ao público presente através da apresentação do grupo Renantique, mas também através da fotografia e da literatura promovemos uma reflexão a respeito da preservação dos nossos mananciais e do Rio São Francisco, que tem sido imensamente castigado pela estiagem, a maior já registrada em 50 anos”, destacou a presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente, Fábia Ribeiro Carvalho de Carvalho.

dsc_0636A apresentação do grupo Renantique foi um capítulo à parte durante a noite cultural, que também contou com o lançamento de seis livros entre eles o que celebra os 515 anos do Rio São Francisco, uma publicação da CBHSF, a obra ‘Captação, Manejo e Uso de Água de Chuva’ dos autores Delfran Batista dos Santos, Salomão de Sousa Medeiros, Luiza Teixeira de Lima Brito, Johann Gnadlinger, Eduardo Cohim, Vital Pedro da Silva Paz e Hans Raj Gheyi. Também foram lançados os livros ‘Cheias e enchentes do Baixo São Francisco’ de José Augusto Gama da Silva, ‘Linha Mestra Xingó’ de Renato Conde Garcia, ‘Sistemas sustentáveis de esgotos’ de Sérgio Rolim Mendonça e Luciana Coêlho Mendonça e ‘Pescando Cidadania’ de Antônio Gomes dos Santos, o ‘Toninho Pescador’, que com palavras simples em sua apresentação deu uma verdadeira aula sobre preservação do meio ambiente e dos rios, que são o berço de comunidades como a que ele nasceu, formou sua família e tirou seu sustento.

toninho“Sou um simples pescador e um apaixonado pelo Rio São Francisco. É uma pena ver o quanto não só o ‘Velho Chico’, mas os nossos mananciais estão sofrendo seja com a seca ou com a falta de carinho e cuidado dos homens, que degradam cada dia mais o meio ambiente. Neste livro de poesias procuro expressar um pouco esses 84 anos de dedicação à pesca e ao trabalho de conscientização da sociedade sobre a preservação ambiental”, destacou Toninho.

escritores“Essa parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos garante uma programação rica a respeito do tema e que contempla a área cultural. É um grande evento e nós da OAB/SE não poderíamos deixar de participar. A Comissão estará sempre presente e hoje ao escolhermos o grupo Renantique para essa apresentação, tentamos também ofertar uma opção diferenciada aos turistas que visitam a nossa capital e com isso atrair um público ainda maior, repleto de estudiosos, mas principalmente da sociedade, que precisa estar envolvida neste debate e na defesa do meio ambiente”, afirmou Roney Gama Oliveira, vice-presidente da Comissão.