Crianças e adolescentes recebem medalhas do Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia da OAB/SE

Cerca de 30 estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Sergipe, com faixa etária entre 6 e 18 anos, foram premiados nesta quinta-feira, 17, no Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE. O Concurso envolveu alunos de todo o Estado e reafirmou a necessidade do incentivo diário à arte.

Até o dia 30 de setembro, os estudantes enviaram mais de 150 trabalhos relacionados aos temas Meio Ambiente, Liberdade Religiosa, Gênero e Violência, Proteção dos Animais, e Cidadania e Igualdade. Para a premiação, foram selecionados 24 trabalhos, nas modalidades desenho/pintura e poesia, e nas categorias 6 a 10 anos; 11 a 14 anos; e 15 a 18 anos.

Para um dos estudantes premiados, Danilo Lisboa Oliveira, de 17 anos, o concurso foi essencial porque oportunizou a manifestação da realidade através dos olhos dos adolescentes e das crianças. “Essa foi uma oportunidade de mostrar um pouco o dom que Deus me deu. Além de retratar uma beleza de Sergipe, a minha pintura foi uma forma de homenagear o Velho Chico”.

Emocionada, a mãe de Danilo, Diana Silva Lisboa, afirmou que a premiação do filho é motivo de imensa alegria. “Eu não tenho nem como expressar a minha felicidade. Só tenho a agradecer a Deus e aos júris que deram essa oportunidade ao meu filho”, considerou.

Na premiação, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, asseverou que a Ordem considera a educação e a cultura como instrumentos fundamentais para o combate à indiferença e à falta de políticas públicas que promovam a inclusão de jovens. “A formação cidadã é vital porque inclui e oportuniza a crianças e adolescentes a expressarem sua concepção de vida”.

Para uma das organizadoras do concurso e membro da Comissão da Infância Adolescência e Juventude da OAB/SE, Clair Munareto, o concurso foi um trabalho importante para descobrir e incentivar novos talentos. “Nós, da Comissão, visitamos 72 escolas do Estado. Fiquei muito feliz com a contribuição de professores e diretores que confiaram em nosso trabalho”, disse.