No Dia do Advogado Criminalista, presidente da OAB/SE defende papel da advocacia na preservação da ordem democrática

Em uma homenagem da Assembleia Legislativa de Sergipe ao Dia do Advogado Criminalista, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, defendeu nesta sexta-feira, 2, o princípio do contraditório e da ampla defesa e o papel do advogado criminalista, de fiel observância da aplicação da lei, na preservação da ordem democrática.

Em seu discurso, o presidente afirmou que a entidade não se calará diante da criminalização da atividade profissional. Para Henri Clay, é preciso compreender que o advogado criminalista é indispensável à administração da justiça e desempenha um serviço essencial à sociedade, que garante ao cidadão o direito à ampla defesa e a concretização dos direitos fundamentais.

“A OAB/SE quer que aqueles que cometeram desvios de conduta sejam investigados e punidos, mas defendemos e defenderemos até a última instância a condenação na justa medida da lei e da Constituição. A OAB possui a credibilidade social que tem porque sempre defendeu a moralidade pública, a Constituição, a justiça social e a democracia”, asseverou.

Na ocasião, o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, apresentou o Projeto de Lei que institui o dia 2 de dezembro como o Dia Estadual do Criminalista. Além disso, advogados da área participaram da solenidade e foram homenageados, como o conselheiro federal da OAB/SE, Kleber Renisson.

O presidente da Ordem também foi homenageado por seus serviços prestados à advocacia e à sociedade de Sergipe. O advogado criminalista e secretário-geral da Ordem, Aurélio Belém, também participou do evento.

Os homenageados foram: José Gilton Pinto Garcia; Manoel Cruz: Maria Aída Mascarenhas Campos: Maria Laete Fraga: Zelita Rodrigues Correia dos Santos: Zenia Vieira Fortes: o ex-deputado estadual e juiz aposentado José Rivaldo representando o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça: Maria do Carmo Deda Chagas de Melo, representando o desembargador Edson Ulisses de Melo: o secretário de Segurança Pública, João Batista Santos Júnior: o secretário de Justiça, Antônio Hora: Jair Vieira representando a procuradora de Justiça Maria Eugênia da Silva Ribeiro: o major Charles Victor Oliveira Santos, representando o comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral Santos; o presdente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henri Clay Santos Andrade: o juiz criminal aposentado, João Guilherme Carvalho, o advogado Antônio Correia Matos e o advogado Kleber Rênisson Nascimento dos Santos.

Receberam homenagens póstumas, o advogado Cláudio Maynart Rabelo, tendo sido representado na solenidade pela viúva Emília Rabelo e Francisco Carvalho dos Reis Filho, que adotou o sobrenome dos irmãos e era conhecido como Chico Vila Nova de Carvalho. O advogado criminalista foi representado pela filha Luciana Carmelo de Carvalho.