Dignidade da advocacia: OAB/SE inaugura sala dos advogados no Fórum de Pacatuba

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realiza mais uma ação em prol da dignidade da advocacia do Estado. Nesta terça-feira, 14, o presidente da entidade, Henri Clay Andrade, inaugurou mais uma sala dos advogados no interior sergipano. Agora, a advocacia do leste de Sergipe contará com uma extensão de seus escritórios na Comarca do município de Pacatuba.

Em apenas um ano, a atual gestão da entidade já inaugurou quatro salas dos advogados em Simão Dias, Poço Redondo, Umbaúba e Campo do Brito. Para a conselheira seccional da OAB e promotora de Ilha das Flores, Ronysa Matheus Pereira Alves, “a construção de mais uma sala no interior do Estado ratifica o compromisso da entidade com a descentralização da Ordem”.

Em seu discurso, o presidente, Henri Clay, defendeu que a sala ratifica o papel do advogado como integrante do tripé da justiça. “Nós temos consciência que somos co-responsáveis nos fóruns. É aqui que nós trabalhamos, onde nos realizamos como profissionais. É fundamental que as salas funcionem bem porque nós somos indispensáveis à administração da justiça”.

Na inauguração, o juiz da Comarca de Pacatuba, Haroldo Luiz Rigo da Silva, relembrou que instrumentar a advocacia para o exercício do direito de defesa é, sobretudo, colaborar com a efetivação do acesso à Justiça. “A população é quem mais ganha com essa sala. Com essa instalação, a gente vai melhorar absurdamente a forma de cuidar dos distritos”, garantiu.

Em sua fala, a presidente da Comissão Regional de Propriá e Região Ribeirinha da OAB/SE, Cláudia Maria Costa Dantas, afirmou que a inauguração do ambiente representa um marco para o exercício da profissão na região. ”Esse é um grande avanço para todos nós porque a falta de um espaço para o advogado era a principal reclamação da classe”, disse a presidente.

Na ocasião, o membro da Comissão de Direitos Humanos da instituição, Wilson Vasconcelos, reforçou que a nova sala, além de contribuir com a concretização do acesso à justiça, é a demonstração da valorização do advogado. “Hoje, me sinto muito feliz em ver que essa gestão está realmente levantando a bandeira da valorização da classe”, afirmou Wilson.

Para a procuradora do município, Camila Carvalhal, a construção do espaço para o advogado é uma medida fundamental para a atividade diante da modernização da profissão. “Com a virtualização dos procedimentos, é necessário que a gente tenha condições de ter o pleno acesso aos processos. Hoje, eu só tenho a agradecer à nova gestão da OAB/SE”, considerou.

Presente à inauguração, o advogado, Charles Bruno dos Santos, avaliou o momento com uma grande alegria. “Ter um ambiente de trabalho onde podemos trabalhar e atender nossos clientes é uma reivindicação bem antiga dos advogados da região. Para nós, é um momento de muita alegria porque reafirma a importância da advocacia na jurisdição da nossa comarca”.

Participaram do momento, além de advogados, representantes do Ministério Público, o vice-presidente da Ordem, Inácio Krauss, e o representante do Sindicato de Jornalistas de Sergipe, João Evangelista.