OAB/SE inicia em Nossa Senhora da Glória campanha pela reabertura dos distritos judiciais

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, iniciou nesta quarta-feira, 22, uma mobilização estadual pela reabertura dos distritos judiciais sergipanos. Em reunião com a advocacia do sertão do Estado, o presidente da entidade, Henri Clay Andrade, asseverou que a Ordem envidará todos os esforços a favor da reativação dos distritos judiciais de Sergipe.

Na ocasião, foram discutidos temas sobre prerrogativas da advocacia, regularização e democratização da advocacia dativa, e a reabertura dos distritos judiciais, além de outros assuntos pertinentes ao exercício da advocacia.

Para Henri Clay, a medida administrativa do TJSE em desativar 25 distritos judiciais (dentre os quais os municípios do sertão Feira Nova, Muribeca, Aparecida, Aleixo, entre outros) foi equivocada e resultou em grave retrocesso social por ser incompatível com as garantias fundamentais dos cidadãos ao acesso à justiça e à duração razoável do processo.

Para o advogado de Nossa Senhora da Glória, Arthur Leão, a reunião comprova a verdadeira e efetiva inserção da descentralização da entidade nas pautas precípuas da Ordem. “Essa é uma demonstração de que a OAB/SE está realmente preocupada com os advogados do sertão. Para nós, que militamos no interior do Estado, é fundamental que toda a sociedade nos enxergue”.

Presente ao encontro, a advogada radicada em Poço Redondo, Ramiele Rafael da Silva, considerou o momento como vital para o fortalecimento da advocacia. “A gente vive um momento em que reunir qualquer classe é muito difícil. Hoje, encontramos muitos advogados, todos dispostos a construir uma OAB forte e que realmente tenha uma atuação direta à sociedade e à vida dos advogados”, disse.

Outras pautas

No mesmo dia, além de se reunir com o prefeito do município o presidente da OAB/SE concedeu entrevista à rádio FM Boca da Mata sobre as consequências nocivas dos projetos de reformas Trabalhista e Previdenciária à sociedade.

Para a presidente da Comissão Regional de Nossa Senhora da Glória da OAB, Lenaura Feitosa Aragão, as ações da entidade reforçam o compromisso da Ordem com a defesa dos interesses da classe e da população. “Ficou claro que a OAB estadual se aproxima dos advogados que atuam no interior, ouvindo suas reivindicações, demandas e críticas construtivas”, afirmou.