“O Canal Xingó é um sonho acalentado há décadas e deve ser um legado da classe política”, afirma presidente da OAB/SE

Em um debate sobre as potencialidades, a concepção técnica e as perspectivas do Canal Xingó, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, defendeu nesta sexta-feira, 31, a indispensabilidade da união da classe política e da sociedade civil organizada para a concretização do Canal. “Esse deve ser um legado da classe política”, disse.

Segundo o presidente da entidade, é imprescindível efetivar um projeto de redenção do povo sergipano e de desenvolvimentos econômico e social. “O Canal Xingó é um sonho acalentado há décadas pelo povo sergipano. É urgente e fundamental a união de todas as vertentes políticas partidárias e ideológicas em torno de um projeto que beneficia a todos”, considerou.

Na ocasião, Henri Clay assinou o termo de instalação do Fórum Permanente de Convivência com a Seca – Canal Xingó, instituído pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe em parceria com a OAB/SE. O Fórum Permanente colocará em discussão as questões relacionadas ao assunto e aglutinará mobilizações e esforços para a aprovação e implantação do projeto.

Para o presidente da Associação, Fernando de Andrade, a participação e a atuação da OAB/SE são essenciais para defender e lutar pela implantação do Canal. “Essa é uma profícua parceria que dará, com toda a certeza, muitos frutos”, afirmou. De acordo com Fernando, o Canal representa uma grande intervenção governamental para o enfrentamento da seca no Estado.

O evento contou com a palestra do técnico da Diretoria de Infraestrutura da CODEVASF e engenheiro agrônomo, Luiz Augusto Costa Fernandes. Em sua fala, Luiz fez um apanhado histórico do projeto e abordou as potencialidades, a concepção técnica e as perspectivas do Canal.

De acordo com Luiz, há três estudos de alternativas para a implantação do projeto: duas alternativas distintas são com captação no reservatório de Xingó e uma no reservatório de Paulo Afonso. As concepções técnicas do Canal consistem em um sistema adutor principal gravitário; a captação no reservatório de Paulo Afonso; a vazão máxima de 36,25 m³/s; etc.

Os municípios atendidos, segundo o engenheiro agrônomo, serão Paulo Afonso, Santa Brígida, Canidé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.