Curso presencial aborda elaboração cerebral da linguagem e técnicas para boa oratória

Em mais um curso presencial, a Escola Superior de Advocacia de Sergipe aborda neste sábado, 01, os mecanismos do cérebro humano que abarcam a compreensão, a produção e o conhecimento abstrato da língua, seja ela verbal ou não verbal. Para essa capacitação, os participantes contam com a presença do advogado e especialista no assunto, Evaldo Campos.

Segundo Evaldo, a palavra, isolada, possui um peso somente de 7% na arte do convencimento; enquanto 38% pertencem ao tom da voz; e 55% às manifestações fisiológicas, como os gestos, as posturas e os movimentos faciais. Para ele, o impossível é apenas não se comunicar. “Nós nos comunicamos ainda que para dizer que não queremos nos comunicar”, lembra Evaldo.

De acordo com o especialista, para uma boa oratória é necessário que o ser humano utilize, em sincronia, os três andares que constituem o cérebro: o primitivo, o mamífero; e o córtex. “Os dois primeiros dominam a linguagem não verbal e o último a linguagem verbal. Para que a gente se comunique bem, é necessário usar os três na mesma linguagem e sincronia”, diz.

Em sua fala, Evaldo afirma a importância de enfrentar o medo com técnicas de ancoragem e ponte ao futuro. “O que atrapalha o orador é o medo e é preciso domá-lo. Isso serve não só para o comunicador, mas para qualquer profissional. Só há uma regra para vencer em qualquer atividade: fazer o que ama e, se não conseguir fazer o que ama, aprender a amar o que faz”.

Presente ao curso, a jovem advogada, Paloma Santos Esteves, afirma que a boa oratória é um requisito indispensável para a advocacia. “Eu, como recém-formada iniciando nessa tão honrada profissão que é a advocacia, acho de extrema importância ter uma oratória aguçada e aprender um pouco mais das técnicas para poder falar bem no exercício da profissão”, disse.

Para o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, o curso é essencial para o aperfeiçoamento do uso da palavra e do poder de argumentação do profissional. “As advogadas e os advogados precisam não só ter técnica, mas, sobretudo saber como aplicá-la no exercício da profissão. O curso de oratória, ministrada por Evaldo Campos, uma pessoa exímia no que faz, só faz engrandecer a qualificação profissional e aperfeiçoar o uso da palavra e o poder de argumentação dos participantes do curso”.