OAB/SE presente ao debate sobre Reformas Trabalhista e Previdenciária

Em um debate sobre as Reformas Trabalhista e Previdenciária, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, defendeu nesta sexta-feira, 07, a indispensabilidade de discussão sobre as Reformas e enfatizou a atuação da Ordem e do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região – TRT20, na luta pela defesa dos direitos sociais.

“Vejo que esse é um momento muito importante porque aqui há representações sindicais, cidadãos, advogados, servidores públicos e estudantes com uma participação efetiva e fundamental para ouvir sobre os pontos das reformas. Enquanto instituição, a OAB/SE já analisou os temas e se posicionou frontalmente contrária as medidas”, afirmou Henri Clay.

Realizado pelo TRT20, pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Vigésima Região e pela Academia Sergipana de Letras Jurídicas de Sergipe, o debate deu continuidade às ações da campanha “Justiça, nosso trabalho!” e contou com a presença de membros da sociedade civil organizada, de entidades jurídicas, de movimentos sociais e de forças sindicais.

A campanha foi reforçada pelo presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, que deu início ao debate agradecendo a participação dos palestrantes e representantes das instituições, e falou sobre a importância de manter a sociedade esclarecida sobre os impactos das Reformas.

“O TRT20 não pode se furtar ao seu papel de trazer e discutir os temas que afligem a sociedade. Hoje, estamos na iminência de uma Reforma Trabalhista e Previdenciária e é necessário que a sociedade fique esclarecida das consequências dessas reformas. Por isso, estamos, de forma vigilante, fazendo com que todos esses temas sejam aqui discutidos”, disse.

Na ocasião, a presidente da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira Pessoa, ressaltou que é essencial que o Direito saia dos livros e vá à realidade para servir aos trabalhadores e toda a sociedade.

“A Academia Sergipana de Letras Jurídicas se alia a este movimento de discussão para que nós tenhamos iluminados alguns caminhos, a fim de que essas Reformas que se anunciam não sejam tão prejudiciais aos trabalhadores e às pessoas de todo o Brasil”, afirmou Adélia.

Para o debate, a mesa contará com a presença dos advogados, Alvino Santos Filho, Roosevelt Rodrigues de Souza e Thiago Fernandes, que abordaram os aspectos mais atuais das reformas.

Em sua fala, o advogado, Roosevelt Rodrigues de Souza, posicionou-se a favor da Lei da Terceirização. Segundo ele, a lei ampliará as oportunidades para os trabalhadores. “Eu tenho plena convicção de que a terceirização é um caminho para o desenvolvimento e para o progresso do país. Será uma ferramenta para alavancar a empregabilidade”, disse.

Em contraponto, o advogado, José Alvino Santos Filho, defendeu que o interesse da população deve ser colocado em primeiro plano. “Esperamos que uma eventual Reforma Trabalhista e Previdenciária tenham como prioridade os interesses da nossa gente, da nação, e não os interesses de alguns segmentos da economia ou da sociedade”, considerou o palestrante.

Em seguida, o advogado, Thiago D’Avila Fernandes, afirmou que a Reforma Previdenciária, atualmente proposta, afeta todas as categorias de trabalhadores do país, mas, principalmente, a categoria dos professores, trabalhadores rurais e as mulheres. “Do berço ao túmulo, não tem uma só pessoa que não venha a ser afetada pelo que está sendo proposto com a Reforma”.

Para assinar contra as reformas e pelo referendo popular, clique aqui.

*Com informações do TRT20