Solenidade de compromisso é marcada pela indispensabilidade da defesa diária das prerrogativas

Nesta quinta-feira, 04, em Itabaiana, a solenidade de compromisso de novos advogados do Estado foi marcada pela imprescindibilidade da defesa diária das prerrogativas da advocacia. Em seu discurso, o orador da turma, Alex Fabian Costa de Almeida, reafirmou a pauta precípua da entidade: a defesa das prerrogativas para a garantia do direito de defesa dos cidadãos.

Em sua fala, Alex sustentou que a legalidade e a liberdade são tábuas da vocação do advogado e relembrou que “as prerrogativas não são privilégios, e sim direitos assegurados para garantir o direito de defesa do cidadão com independência e autonomia, sem o temor de qualquer autoridade que possa tentar diminuir o papel do advogado enquanto defensor da liberdade”.

“Para que as prerrogativas sejam respeitadas, o envolvimento dos advogados com a defesa da causa é imprescindível. Por isso, é importante não apenas conhecer os direitos e garantias profissionais, mas, sobretudo, ter uma postura ativa na defesa das mesmas. Prerrogativas não são privilégios. São direitos assegurados em lei para garantir o direito de defesa”, afirmou.

Na ocasião, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, reafirmou a indispensabilidade da advocacia para o fortalecimento da cidadania e para a consolidação da democracia e defendeu os advogados como instrumentos indispensáveis para a administração eficiente da justiça.

Responsável por dar as boas-vindas aos novos profissionais, o conselheiro seccional da Ordem, José Wanderlei Almeida, reforçou os deveres do advogado de preservar as prerrogativas, zelar pelos interesses dos clientes e resguardar o nome da Ordem. “A advocacia é uma arte difícil, mas é uma arte que devemos preservar. Somos a única profissão garantida na Constituição”.

Em mais uma solenidade de valorização da advocacia sergipana realizada no município, sete advogados afirmaram o compromisso com a defesa da cidadania e a efetivação da democracia.

A cerimônia contou com a presença de advogados da região; do presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas; da representante da Caixa de Assistência dos Advogados em Itabaiana, Vivalda Brasil; e do ex-presidente da Regional e secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas.