OAB/SE coloca em debate principais motes das sociedades de advogados

Em um encontro realizado com estudantes da FANESE, membros da Comissão de Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, colocaram em debate, nesta terça-feira, 30, as inovações que o Novo CPC trouxe em benefício das sociedades de advogados, as formas societárias e a importância do registro das sociedades desde o início da carreira.

Além disso, os integrantes abordaram a competência da OAB no registro de sociedades e os avanços da legislação para o exercício da advocacia. Para essa discussão, a mesa contou com a presença do presidente da Comissão, David Garcez; a vice-presidente, Vanessa de Castro; os membros, Marcelo Andrade, Pedro Messias e Laira Correia; e o professor da turma, Diogo Dória Pinto.

Em sua fala, a integrante da Comissão, Laira Correia, abordou o conceito, as vantagens e os requisitos necessários para o registro das sociedades unipessoais de advocacia. De acordo com ela, é possível o ingresso das sociedades individuais no Simples Nacional, obtendo alíquotas tributárias a partir de 4,5%. Para Laira, essa foi uma grande conquista da OAB para a classe.

Em seguida, o membro da Comissão, Pedro Moraes Messias, falou sobre a atuação da equipe nas relações societárias de todo o Estado. Segundo o integrante, a Comissão tem os papéis de registrar e adequar as sociedades sergipanas de advogados às diretrizes e aos requisitos que estão previstos no Provimento Nº 112/2006 da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na ocasião, a vice-presidente da equipe, Vanessa de Castro Dória, explicou os procedimentos adotados pela Comissão, como a análise do requerimento das sociedades de acordo com os Provimentos Nº 170/2016, Nº 112/2016 e Nº 169/2015. “Havendo respeito às cláusulas dos provimentos, nós, da Comissão, damos um parecer favorável às sociedades”, afirmou.

Após a fala de Vanessa, o membro da Comissão, Marcelo Victor Andrade Melo, abordou as principais diferenças entre o advogado associado e o advogado empregado. Em sua explanação, Marcelo fez um apanhado histórico sobre as relações de emprego na advocacia e lembrou que o Provimento Nº 169/2015 da OAB surgiu para diferenciar as duas figuras.

Finalizando o debate, o presidente da Comissão, David Garcez, falou sobre as conquistas para advocacia no Novo CPC. De acordo com David, entre as principais mudanças estão a possibilidade de expedição de alvará judicial em nome da sociedade e a opção das publicações judiciais ocorrerem em nome da banca de advogados.

Em sua fala, o presidente agradeceu a presença dos alunos e o interesse pelo tema. Para ele, “a possibilidade de registro de sociedade unipessoal e também a opção pelo Simples Nacional estimulam o advogado em início de carreira, que poderá desde o início das atividades registrar a sua sociedade, e ter a carga tributaria reduzida”.

No encontro, o professor da turma, Diogo Dória, considerou a importância de discutir o tema e ressaltou a atuação da equipe. “A Comissão tem uma missão hercúlea de não só cuidar dos registros das sociedades, mas também de difundir isso entre a classe. Não são raras as vezes que advogados vão registrar seus atos societários na junta, sendo contra nossa Legislação”.