Presidente da OAB/SE defende a democracia como valor supremo

Em uma palestra realizada na FANESE, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, fez nesta quinta-feira, 08, defesa intransigente da democracia e da indispensabilidade e importância estratégica da advocacia para a efetividade dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Em uma compreensão dos direitos constitucionais brasileiros, o presidente da entidade reafirmou as prerrogativas da advocacia, instituídas pela Constituição, como uns dos principais instrumentos para a efetivação das finalidades precípuas do Estado Democrático de Direito.

Em uma análise do atual cenário político brasileiro, o presidente da OAB asseverou que é uma falácia crer que corrupção surgiu com a democracia. “O regime democrático é que garante instituições autônomas capazes de denunciar e combater as mazelas do poder. ”

Segundo Henri Clay, a advocacia está investida de prerrogativas para exercer função pública de alta relevância social. ” Temos compromisso com o processo judicial democrático e justo, baseado nos princípios da ampla defesa, do contraditório, do juízo imparcial e do amplo e irrestrito acesso à justiça. Para tanto, a Constituição Federal conferiu ao advogados a prerrogativa indelével da inviolabilidade nas suas manifestações no exercício da advocacia.”