Secretário Geral da OAB/SE toma posse como Conselheiro Nacional da Advocacia Criminal

Nesta quarta-feira, 7, o Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Aurélio Belém do Espírito Santo, foi nomeado Conselheiro Nacional da Advocacia Criminal pelo Presidente Nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, através do ato presidencial n. 17/2017, e recebeu das mãos da Presidente Regional da ABRACRIM -SE, Vitória Alves, a carteira de associado. Além da representação nacional, Aurélio Belém também irá exercer a função de diretor regional da ABRACRIM-SE, ocupando a Vice-Presidência.

Segundo Aurélio, foi com imensa honra e alegria, que recebeu o convite do Presidente Nacional Elias Matar e da Presidente Regional Vitoria Alves, para ocupar a cadeira de Conselheiro Nacional da Advocacia Criminal e o cargo de Vice-Presidente Regional em Sergipe. “Na atual conjuntura conturbada do cenário de crise institucional que assola o nosso país, põe em xeque os direitos fundamentais conquistados a duras penas; a harmonia e independência dos poderes constituídos; a imparcialidade da Justiça, em nome de um realismo judicial subjetivo e pragmático que busca cada vez mais impor soluções autoritárias como medidas de “salvação da pátria”, torna-se de extrema responsabilidade o exercício combativo do encargo que me foi confiado, ressaltou Aurélio Belém.

Ainda de acordo com o Secretário, é nesse contexto perigoso que a instituições democráticas são chamadas a agir, na defesa da cidadania, da democracia e da Constituição. “A advocacia criminal, que nunca fugiu à luta, não poderia assistir inerte à tamanho estado de coisas, onde o maquiavelismo tenta dominar o processo penal, razão pela qual os criminalistas emprestam o eco das suas vozes e a coragem que lhes é própria e se organizam em associação para somação de forças e esforços com a instituição maior da classe e da sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil, para juntas cerrarem fileiras e ocuparem as trincheiras necessárias às batalhas pelo devido processo penal, constitucional e democrático”.