OAB/SE terá Núcleo de Mediação e Conciliação de conflitos

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, ratificou nesta segunda-feira, 20, a sua atuação vanguardista em busca do aperfeiçoamento das relações entre os advogados e a sociedade.

Por unanimidade, o Conselho Pleno da entidade aprovou, em reunião ordinária, a criação e a instalação do Núcleo de Mediação e Conciliação de conflitos da OAB/SE. Além de buscar a celeridade processual, o órgão pretende desafogar o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem.

De acordo com a integrante da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE, Katiene Barbosa dos Santos, o Núcleo adotará os meios extrajudiciais de solução de conflitos como etapa pré-processual nos conflitos societários e nas reclamações de natureza disciplinar.

“Além de evitar o abarrotamento de processos evitáveis no TED, o órgão trará uma inovação a nível nacional. A OAB/SE segue como um exemplo para os outros estados brasileiros, sendo a primeira seccional do nordeste a implantar um núcleo de conciliação e mediação”, considerou.

Para a presidente da Comissão, Patrícia França, além de mostrar-se ativista nas causas com soluções baseadas no consenso e na efetividade, a seccional sergipana, com a criação do órgão, coloca-se em destaque nacional nos parâmetros de inovação quanto à inclusão dos métodos de Mediação e Conciliação nos processos disciplinares e societários da OAB.

“Esse é um projeto da Comissão e muito me honra em contribuir, juntamente com os demais membros, para a criação deste órgão. Ganha a advocacia sergipana, ganha a sociedade”, disse.

“O núcleo de visa à resolução de casos conciliáveis com maior celeridade e eficiência, evitando a tormenta de um processo longo e desgastante,” enfatizou o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.