Presidente do TRT apresenta na OAB/SE o aplicativo JTE e o CEJUSC-JT

O Conselho Secional da OAB/SE recebeu nesta segunda-feira, 19, a visita do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 20ª Região, Thenisson Santana Dória, que veio apresentar o funcionamento do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em Sergipe (CEJUSC-JT). Na ocasião, a equipe técnica do tribunal expôs aos membros do conselho sobre o novo aplicativo da Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe), lançado no mês passado. O App permite que as partes envolvidas acompanhem os processos em tramite no âmbito da Justiça do Trabalho em Sergipe.

O desembargador Thenisson Dória afirmou que o tribunal procurou alternativas para garantir celeridade aos processos. “Com esse aplicativo a rotina dos advogados será mais hábil. Estamos muito felizes de entregar esse serviço à advocacia sergipana”, destacou.

Sobre a inauguração do CEJUSC-JT, o presidente do TRT informou que o local é estruturado para lidar com a solução de conflitos, resgatando o papel da conciliação. “Fizemos questão de trazer esse assunto e falar um pouco sobre como funcionará o Centro, porque ele só pode atuar plenamente com a participação efetiva da advocacia. Esse é um trabalho conjunto”, frisou Thenisson Santana, que elencou outras medidas executadas pelo Tribunal em sua gestão, entre elas a reestruturação de setores e a migração de processos físicos para o meio eletrônico.

Para o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, a iniciativa do TRT20 de criar instrumentos que confiram agilidade à prática da advocacia, assim como a criação de ambientes propícios para resolução de conflitos de forma célere e conciliadora, contempla a classe advocatícia.

Durante a reunião, os advogados tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre CEJUSC-JT e o JTe. A conselheira Andrea Leite de Souza ressaltou que o Centro Judiciário trará mais segurança para as partes interessadas na conciliação e rapidez em todo o tramite, atendendo as necessidades da sociedade e dos profissionais. “O CEJUSC-JT será perfeito para os advogados, porque dará maior celeridade aos processos, além de abreviar a pauta, já que em todos os casos passíveis de conciliação, a primeira audiência acontecerá no Centro e, havendo o acordo, o juiz de plantão vai homologá-lo. Não sendo formalizado o acordo, o processo volta para Vara, pronto para fazer a instrução”, explicou.

A respeito do aplicativo, a conselheira assegurou que ele será uma ferramenta útil para o advogado trabalhista. “O JTe é uma inovação que oferece várias funcionalidades para o profissional, sendo muito importante nessa dinâmica do dia a dia. Através dele, é possível consultar um processo usando o telefone, tendo acesso não só a movimentação dele, mas também a documentos que o compõem. Esse é um ponto bastante positivo, porque às vezes você está em dúvida com alguma prova e pode conferir ali mesmo. Podendo também baixar o documento desejado e até encaminhá-lo por email ou WhatsApp”, pontuou Andrea Leite.