Inscrições abertas para seminário multidisciplinar sobre tráfico humano

As inscrições para o seminário multidisciplinar sobre o tráfico humano estão abertas e podem ser feitas aqui. Promovido pela ONG Ághata, em parceria com a OAB/SE, o evento colocará em debate nesta sexta-feira, 28, as práticas e as políticas públicas em relação ao tráfico humano.

Para a discussão sobre o assunto, além de especialistas, o evento contará com a presença do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Barros, e da vice-presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da entidade, Acácia Lelis.

O tráfico de pessoas é o comércio de seres humanos que tem, entre outros fins, o casamento forçado; o trabalho escravo; o tráfico de drogas ou de outros produtos; a escravidão sexual; o trabalho forçado; a exploração sexual comercial; a extração de órgãos ou de tecidos; etc.

Em 2012, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), estimava-se que mais de 27 milhões de pessoas já haviam sido traficadas. Somente na América Latina, 700.000 seres humanos foram vítimas da terceira maior atividade criminosa do mundo.

O seminário acontecerá das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas, no auditório da OAB/SE, localizado na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro. O evento faz parte das ações da ONG Àgatha em alusão à campanha mundial “Coração Azul”, uma iniciativa da ONU.

Confira a programação completa:

Manhã

08:00 às 09:00hs: Abertura

– Palestra: Delegado Dr.Ronaldo Marinho (Polícia Civil)

– Palestra: Delegado Dr.Leonardo PorDeus (Polícia Federal)

– 11:30hs: Encerramento (manhã)

Tarde

14:00hs – Mesa Redonda Multidisciplinar

Mediadora: Prof ª Dra. Ácacia Lelis (Comissão do Direito da Criança e Adolescente da OAB/SE)

– Dr.Robson Barros (Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE)

– Gerciane Barbosa (Psicóloga)

– Lídia Anjos (Conselho Estadual de Assistência Social de Sergipe)

– Dr.Ricardo Carneiro  (Promotor do Ministério Público do Trabalho de Sergipe)

17hs – Encerramento