Palestra aborda relação entre consumo e desequilíbrio da vida financeira

No penúltimo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho da Usina Taquarí, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Eduardo Pereira de Araújo, colocou em discussão nesta quinta-feira, 27, a relação entre o consumo e o desequilíbrio da vida financeira ou pessoal dos indivíduos.

Em sua palestra, Eduardo afirmou que o principal responsável pelo desequilíbrio financeiro é o consumo por impulso. De acordo com ele, em um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito, mais da metade da população brasileira compra por impulso. Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados admitiu ter comprado pelo menos uma coisa por impulso nos últimos três meses.

“Se os senhores pararem para pensar, nós somos bombardeados o tempo inteiro por propagandas que, em sua maioria, têm um grande objetivo: fazer a gente desejar, ter vontade de comprar coisas que a gente não precisa. Seja no rádio, na TV, no facebook, no Instagram. Onde a gente for, a propaganda nos acompanha”, afirmou o presidente da Comissão.

Para ele, os consumidores podem se proteger apenas de uma maneira: tentando consumir de maneira consciente, sem se deixar levar pelos impulsos. “Existe uma diferença grande entre o que você precisa e o que você deseja. Consumir de maneira consciente é adquirir exatamente o que você precisa e não o que você deseja, respeitando a sua realidade financeira”, disse.

Em sua fala, Eduardo Araújo abordou ainda bons hábitos para um equilíbrio financeiro: saber quanto ganha e quanto gasta; reservar parte da renda para imprevistos; planejar as compras; consumir apenas o necessário; usar crédito conscientemente e eliminar o desperdício.